RevistadaESPM– Janeiro/Fevereirode 2003
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CONVIVENCIALIDADE–
aexpressãodavida
nas empresas
MárciaEsteves
Agostinho/Ruben
Bauer/ José
Predebon
EditoraAtlas
SãoPaulo, 2002
192p. –R$32,00
O termo
convivência
podeprovocar uma sensaçãode confortodescomprometido, ligadoa
uma idéiade “nãoestar trabalhando”.Convivênciaseriaalgoexternoao trabalho, umchurrasco
no fim-de-semana, ou um chope depois do expediente; convivência seria sinônimo de futebol,
bate-papo informal,social,piadasedescontração.Horáriode trabalhoécoisasériaeconvivência
entreaspessoasno trabalhoéantiprofissionalismo...Eénessamentalidadedeseparaçãoque
temosvividoatéentão.Convivênciaé, sim, sinônimodeconforto, poiséapossibilidadedenos
sentirmosbemporsermoshumanos.Épermitirsergenteno trabalhoenãomáquinadeprodução.
Isso exigemudança de valores, ressignificação de crenças e, emmuitos casos, reformulação
de identidade. Quem está disposto a essasmudanças?
Aobra traz informações sobreouniversodo relacionamentoentreas pessoas, repensado
à luz da filosofia, mas discutido no contexto do mundo atual, principalmente no ambiente de
trabalho. A obra foi idealizada pela R.E.D.E (Rede para a Educação, o dom e a Expressão),
umacomunidadeauto-organizanteeautogovernada, dedicadaapromover, divulgare fomentar
aconvivencialidadenasempresas,organizaçõesenasociedade,paraquenestassedesenvolva
aexpressãodos potenciais humanos.
MárciaEstevesAgostinho,engenheiraquímicapelaUFRJ,doutoraemestreemengenharia
daproduçãopelaCOPPE/RJ eprofessoradaUniversidadeCatólicadeGoiás.
Ruben Bauer é consultor, conferencista, professor da PUC/RJ e da FGV. Autor do livro
Gestão damudança: caos e complexidade nas organizações
, publicado pelaAtlas.
JoséPredebonéprofessor daESPMeautor devários livrossobrecriatividade, publicados
pelaAtlas.
CRIAÇÃONAPROPAGANDA
IMPRESSA
EditoraFutura
SãoPaulo, 2002
128p. –R$25,00
JoãoVicente
CegatoBertomeu
Nesta obra, o publicitário João Vicente Cegato descreve todos os passos para realizar
uma campanha de mídia impressa bem-sucedida. O autor explica o “abc” das campanhas
publicitárias e todas as curiosidades que permeiam omundo da criação. Grandes nomes da
publicidade, comoDuailibi eWashingtonOlivetto, dão importantes depoimentos.
Quando surgiu a propaganda, como foi sua evolução até hoje, qual a sua importância,
por onde começar, oqueée como fazer umbom
briefing
, oqueé
insight
,
rafs
e finalizações,
como fazê-los. Enfim, uma viagem com escalas por todo o processo da criação.
Oautordisseca5campanhasdesucesso:HomeTheatherSempToshiba,Kibon (Frutare),
Natura,Audi (A6) eANER.Desdeopedidodocliente, passandopelo
briefing
,
rafs
, opçõesde
layout
, até a peça pronta. A propaganda semmistérios, para estudantes e profissionais da
área ou para simples curiosos.
João Vicente Cegato Bertomeu é professor noMBAExecutivo ESPM. Leciona também
na Faculdade de Belas Artes, IMES e Faculdades Oswaldo Cruz. Atualmente, dirige o
departamento de criação daMercado de Idéias Propaganda. É graduado emPublicidade e
PropagandapelaMetodistaemestreemComunicaçãoeSemióticaemprocessosdecriação
pelaPUC/SP.
ESTRATÉGIA–
perspectivaeaplicações
BennyKramer
Costa/Martinho
IsnardRibeirode
Almeida–
Coordenadores
EditoraAtlas
SãoPaulo, 2002
344p. –R$ 55,00
As rápidas transformações que vêm ocorrendo no mundo têm induzido nações e
organizaçõesabuscar novasalternativas, a fimdeenfrentar essesdesafioseacontecimentos.
Nessecontexto, insere-seo temaEstratégiacomo importanteelementonabuscadecaminhos,
objetivos ealternativas futuras, relevantes aoprocessodedecisãoegestãodas organizações
e instituições.
Em funçãodisso,aSociedadeLatino-AmericanadeEstratégia–SLADE–,há14anos,como
um organismo de discussões, por meio de seus congressos anuais, reúne pesquisadores,
acadêmicos,consultoresegestoresdeorganizaçõesprivadasepúblicaspertencentesadiversos
países da América Latina. No congresso realizado em Buenos Aires, em 2001, houve uma
seleção dosmelhores trabalhos de brasileiros.
Essa coletânea versa sobreo tema “Estratégia”, constituindo-senumaobra relevantepara
todos os que se interessam pelo assunto. A elaboração dos textos envolveu um grupo de
professores, pesquisadores, consultores e empreendedores com experiência dos diversos
assuntos abordados no livro. Aparticipação dessa discussão viva sobre a estratégia implica a
decisão de não ficar apenas em experiências isoladas ou nummodelo único de autor, mas
precisamentebuscar, refletir econsiderar oque tantosparticipantes têmparadizer econtribuir.
BennyKramerCostaédoutorpelaFEA/USPeprofessordepós-graduaçãonaUniversidade
Federal doRioGrandedoNorte.
Martinho IsnardRibeirodeAlmeidaéprofessor-doutor daFEA/USP.