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RevistadaESPM– Janeiro/Fevereirode 2003
A questão das relações entre as organizações e a imprensa não é nova. Como tema e
problema, é até coisa velha, de quase um século. Na verdade, se nos identificarmos como
profissionaisouestudiososdacomunicaçãochamadaempresarial, institucionalouorganizacional,
somosmais oumenos herdeiros de um jornalista americano: Ivy Lee. Em 1906, ele inventou a
atividadeespecializadaaquehoje chamamos deAssessoriade imprensa.
O livro trata de teoria e prática em temas como relacionamento fonte/jornalista e assessor/
assessorado, administração de crises, ética, imagem, notícia, implantação de umaAssessoria,
avaliaçãodos resultados, produtose serviços,
release
. Háainda capítulosmostrandoahistória
da prática deAssessoria de Imprensa nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil, e um texto
tratandoapenas sobre como funcionauma redação jornalística.
OorganizadoreoscolaboradorescederamosdireitosautoraisparaaONG “MissãoCriança”,
instituiçãovoltadaaocombatede todasas formasdepobrezaeexclusãosocial, especialmente
pormeiode investimentos naáreadeeducação.
JorgeDuarteé jornalistae relaçõespúblicas,mestreedoutorandoemComunicaçãoSocial
pelaUmesp, atuandoemAssessoriadeComunicaçãoede Imprensa, napesquisaenoensino
hámaisdeumadécada. Éprofessor doCentroUniversitáriodeBrasília, doCentroUniversitário
Nilton Lins e daUniversidadeCatólica deBrasília.
ASSESSORIADE
IMPRENSAE
RELACIONAMENTOCOMA
MÍDIA: TEORIAETÉCNICA
EditoraAtlas
SãoPaulo, 2002
416p. –R$ 49,00
JorgeDuarte
–Organizador
EquipeAPEX
APrimeiraExportaçãoa
GenteNuncaEsquece–
comoasempresasbrasileirasestão
chegandoaomercadoexterno
EditoraQualitymark
Riode Janeiro, 2002
164p. –R$ 25,00
Scott Bedburye
StephenFenichell
Panelas de
fondue
fabricadas no sul da Bahia são exportadas – imagine – para a Suíça.
Os vinhos brasileiros seguem para a França. O país lança tendência de moda,
design
e
tecnologianomercado internacional.Sãoosempresárioscolocandoo “pé lá fora”edescobrindo
que oBrasil tem potencial produtivo, com qualidade e diversidade de produtos.
Os casos narrados deixam claroqueo caminhoparaampliar as exportações brasileiras é
aumentar o universo de empresas engajadas no processo, incluindo as de pequeno porte e
localizadas fora dos grandes centros, como está sendo o caso dos produtores de cachaça.
As exportações brasileiras desse segmento têm crescido emmédia 10% a cada ano e
deverão atingir 12,2milhões de litros em 2002, segundo estimativa daAgência dePromoção
deExportações. Aomesmo tempo, estão tendo início negociações para a venda de produtos
como águamineral e algodão colorido nomercado internacional.
APrimeiraExportaçãoaGenteNuncaEsquece
procuramostrar, de formaclaraesimples,
como as empresas estão chegando aomercado externo. Fatos curiosos são relatados pelos
gerentes de projetos e pelas empresas que estão participando do esforço de promoção
comercial, em parceria com aAPEX.
São os relatos de alguns empresários que venceram as fronteiras domedo e participam
de feiraseeventos internacionais, conhecemasnecessidadesdosclientes, oqueoconcorrente
está comercializando lá fora e se surpreendem ao concluir que podem fazer mais e, muitas
vezes, melhor.
AAPEX faz parte da estrutura do SEBRAE. Começou a operar em abril de 1998, com o
objetivo de apoiar a implementação da política de promoção comercial das exportações, de
acordo com objetivos traçados pelaCAMEX –Câmara deComércioExterior.
RELATÓRIOANUAL–
Veículopor excelênciada
comunicação institucional
Procurando continuar a ser referência na área, essa obra sobre o Relatório Anual das
empresas traz, nanovaedição, assuntos inéditoseoriginais.Entreosnovos temas, destacam-
se governança corporativa, relatório social, ativos intangíveis, valorização do patrimônio so-
cial, gestão de riscos, transparência, responsabilidade social e ética na comunicação.
O foco da obra baseia-se em mostrar a importância do relatório anual para a boa
comunicaçãoda instituição, principalmentenessaépoca repletademudanças econômicas e
financeiras, fusões, associações, processosde racionalizaçãoeexpansãoacelerada.Oautor
explica como as companhias de todos os tipos (sejam elas sociedades abertas, fechadas,
limitadas e civis ou organizações sem fins lucrativos) precisam demonstrar de maneira
transparente, clara e sucinta os resultados de suas iniciativas e perspectivas imediatas, de
forma a valorizar suas atividades e atrair, cada vezmais, investimentos.
O livro é indicado para profissionais, analistas, alunos e interessados no tema e, enfim,
para todosque, deum lado, precisamprestar contasaosproprietários, investidores, parceiros
eà sociedadeemgeral e, deoutro lado, paraos quegostariamdeentendermais sobreesse
veículo por excelência da comunicação institucional.
LélioLauretti éeconomista, compós-graduaçãonaHarvardBusinessSchool ePresidente
daComissãoAvaliadora doPrêmioAbrasca deMelhor RelatórioAnual.
EditoraSaraiva
SãoPaulo, 2002 – 2.ªedição
144p. –R$ 35,00
LélioLauretti
leitura recomendada
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