Maio_2002 - page 124

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Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
COMUNICAÇÃO&MARKETING
Teoriasdacomunicaçãoe
novasmídias: um estudo
prático
Futura,
SãoPaulo,
216p. –R$ 35,00
Uma das dificuldades atuais no gerenciamento integrado do processo de
desenvolvimento de produtos é a existência de poucos profissionais capacitados a atuar
eficientemente no processo multifuncional de negócios. Compreender a estruturação da
educação corporativa para o contexto específico do desenvolvimento de produtos é o
objetivo deste livro. Aautora demonstra que uma dasmaneiras deminimizar o problema é
fazer com que os profissionais aprendam – de forma tanto quanto possível adaptada às
suas realidades e as suas restrições de tempo – as novas tecnologias acopladas com a
visão integrada do negócio.
Ao abordar uma discussão teórica sobre a aprendizagem no desenvolvimento de
produtos, assim como estudos de caso de programas de capacitação profissional voltados
para esse processo de negócio, constrói-se uma caracterização dos elementos de um
programa de educação corporativa para o processo de desenvolvimento de produtos.
A construção e aplicação do cenário de integração do processo de desenvolvimento de
produtos, comoumanova ferramentaeducacional para solucionar aquestãoda capacitação
profissional na Xerox do Brasil, permite ao leitor compreender melhor o contexto da
educação corporativa nesse processo de negócio. Além disso, essa aplicação na Xerox
ressaltaváriasobservaçõesquepoderãoser utilizadascomo referênciapara implementação
do cenário de integração, ou de outra ferramenta de educação corporativa similar, como
forma de aprendizagem no desenvolvimento de produtos. Mais ainda, o livro pode servir
como base de sugestões de novas formas de aprendizagem, práticas de aprendizagem
organizacional e técnicas de gestão do conhecimento, para suportar todo o processo de
educação corporativa.
A autora é graduada emEngenhariaElétrica, mestre emEngenhariaElétrica e doutora
em EngenhariaMecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e consultora de projetos
de capacitação de pessoal para implementação de sistemas, gerenciamento da mudança
e
e-learning.
ClotildePerez e
SergioBairon
VOCÊNATELINHA
Futura, SãoPaulo,
144p. –R$ 23,00
Heródoto
Barbeiro
DESENVOLVIMENTODE
PRODUTOSEEDUCAÇÃO
CORPORATIVA
Atlas,
SãoPaulo,
183p. –R$ 29,00
AnaPaulaFreitas
Mundim
Estenovo livro apresenta,pormeiodeumacuidadosapesquisa,oprocessodecomunicação,
levando em consideração não apenas os elementos tradicionalmente estudados – emissor,
mensagem e receptor, mas também a complexidade fenomenológica que permite ampliar a
reflexão sobreaeficáciaeo controledoprocesso.
Osautores, especialistasnasáreasde comunicaçãoe semiótica, elaboraramummaterial
básico importante para estudantes e profissionais da área, pois levantam questões e
posicionamentosqueauxiliampessoaseorganizaçõesacompreenderaamplitudeeprofundidade
dos processos de comunicação, tantonaesfera cotidianaquantonaorganizacional.
O livroédivididoemcincopartesqueabrangemdesdeadiscussãoconceitualdacomunicação
e a sua natureza interdisciplinar até a análise das novas mídias digitais e omarketing. Neste
sentido, ClotildeeSergioenfatizamqueas novasmídias digitais sãouma síntesedas grandes
transformações ocorridas no mundo contemporâneo, e que oferecem atalhos para caminhos
que até pouco tempo eram tortuosos para a criação, produção e apresentação de produtos e
serviços.
Complementandoapublicação,um
CD-ROM
encartadoofereceexemplosde
jingles
,marcas
e
slogans
degrandesempresasnacionaiseestrangeiras, eumbanco iconográfico, que ilustram
de forma didática e lúdica o conteúdo teórico.
ClotildePerez é professora demarketing e coordenadora de estágios em administração
naPUC/SP. SergioBairon é pós-doutor pelaUniversidade F.U. Berlin e doutor pela Faculdade
deFilosofia, Letras eCiênciasHumanas daUSP.
Este livro fácil –eatédivertido––de lerdestina-seaosempresários, executivose jornalistas
que desejam dar boas entrevistas no estúdio ou ter um bom desempenho em reportagens de
televisãoaovivo.Mostraamelhormaneirade lidar comamídiaedádicasbastanteúteispara
quem deseja aprender a se relacionarmelhor com a imprensa e enfrentar o jornalista, muitas
vezes visto como um bicho de sete cabeças.
Escrito pelo jornalista e escritor Heródoto Barbeiro, apresentador do J
ornal da Cultura
e
do
Jornal daCBN
, alémdearticulistado
DiáriodeS.Paulo
, da
Revista Imprensa
eda
America
Online
, abordaos limiteséticosdo jornalismoquedevemser seguidos tantopeloentrevistado
quanto pelo entrevistador.
Complementam o livro um capítulo com os errosmais comuns de português que devem
ser evitados, outro com indicações de livros para quem deseja aprofundar-se no assunto e
uma relação com termos do jargão utilizado no jornalismo.
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