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Revista daESPM –Maio/Junho de 2002
Cada vez mais deparamos com a prática da “venda casada”. Prática esta considerada como prática abusiva e proibida por
dispositivos legais inseridosnoCódigoBrasileirodeDefesadoConsumidor.
Viemos expor o significado da prática abusiva e elencar algumasmodalidades. Explanamos sobre o significado da expressão
“venda casada” comexemplos reaisdonossodia-a-dia, indicandoa legislaçãoqueaproíbe.
Destarte, fornecemos subsídiospara centrar eanalisar o temadenossoartigo: a consumaçãomínima. É fatopresentenosdias
atuaisacobrançadaconsumaçãomínimaemdiversascasasnoturnasebaresde inúmerascidades.Todavia,essapráticaéproibida
e vedadapelonossoordenamento jurídico.
Este trabalhovisadispor a legislaçãoqueaproíbe, indicandoosartigoseaspenalidadesconseqüentescomapráticade “venda
casada”.
Elaboramos tambémalgumas formasqueacreditamosauxiliaraspartesanão incorrernesseerro, tantoporpartedosconsumidores,
comopor partedos fornecedores.
EXEMPLOSDEPRÁTICASABUSIVASEMMARKETING.
CONSUMAÇÃOMÍNIMA: PRÁTICA ILEGALDE “VENDACASADA”?
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ALDOBATISTADOSSANTOS JUNIOR
Oartigo inicia fazendoumaanáliseda trajetóriadomarketingpolíticobrasileiro, ocupando-sedeexplicar quenachamadaRepú-
blicaVelhahaviamuitopoucoaser feitonestaárea.Oelitismoemqueestávamosmetidos, somadoaumsistemaeleitoral totalmente
fraudulento, afastavaasmassas.Foi somenteapartirdaeraVargasque foi iniciadoumprocessodecomunicaçãomaisarrojado.Na
verdade foiem tornodo trabalhismo,de forte inspiração fascista,queomarketingpolítico foi introduzidocomo jogocomasmassasno
Brasil, produzindoumpopulismodegrande influência. Entretanto, esseprocesso foi interrompidopeloGolpeMilitar de1964.Assim,
somentenosanos1980 voltamosaomarketingpolíticoeaos seusdesdobramentosna sociedade.
Osprimeirosmovimentosdessa retomada forammarcadospeloquesepoderiachamardomarketingespetáculo,muitousadopor
FernandoCollor deMelloem1989.Hoje, entretanto, existeuma tendêncianovanomercadopolítico.Éade trabalhar de formamais
próximada realidadeedos interessesefetivosdoeleitor.Assim, estaríamosnosaproximandodeummodelomarcadopelaverdade.
OSDESAFIOSATUAISDOMARKETINGPOLÍTICONOBRASIL
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JOÃOGUALBERTOVASCONCELLOS
AONDEVÃOOSEMPREGOSEMSÃOPAULO
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MARCOSAMATUCCI
Analisamosascaracterísticasgeográfico-econômicasdagrandeSãoPaulo, esuaevolução, processoestequeexplicaparteda
atual composiçãodasoportunidadesde trabalhonaRegiãoMetropolitana.
Ao ladodessasdeterminantesendêmicas,as influênciaseconômicasdoentornodasituaçãomunicipal:osprogramasdogovernodo
Estado, eas respectivas respostasda iniciativaprivada; eo impactodosprogramasdeprivatização federais.
Assim chegamos à distribuição atual dos empregos naRegiãoMetropolitana deSãoPaulo, e a tendênciadestas colocações e
oportunidadesparaopróximodecênio,baseadaemdadossobreos investimentosdasempresas.Destaca-seaevoluçãodaparticipação
dosdiferentes setoresno total depostosde trabalho.
Essecomplexomercadodamão-de-obranãopoderáser aproveitadopor todos,maspor profissionaisdotadosdedeterminadas
habilidadese competências, requeridaspelas suas sofisticadas características.
Portanto, as competências que o profissional, mormente o administrador, deverá ter para disputar aquelas colocações são
detalhadamenteanalisadas, e sugeridas como fonteparaplanejamentodeescolaseorganismosde treinamento.
Oautor, conhecidoespecialistaem técnicasdecriatividade–eprofessor damatéria–questiona, nesteartigo, asnoçõesdeque
o pensamento lógico e verbal provém do hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto o pensamento artístico e criativo provém do
direito.
Adespeitodeavançadasexperiênciasquese fazemhojenoestudodocérebro, dedescobertasbioquímicasedemuitas–mas
muitassuposições,mesmo–, ninguémsabe, atéhoje, oqueéocérebro. Sequer sese tratadeumórgãoquímicoouelétrico. Trata-
sedeumadasmatériasdemaior complexidadeno campodo conhecimentohumano.
Alémdisso, emboraocérebrohumanoseja, de fato, divididoem2hemisférios, elessãounidosporum feixede200milhõesde fibras
nervosas, queos integra; em facedequalquerdanoemumdoshemisférios, ooutroassumesuas funções.
Passandoem revistaoestadoemque seencontramaspesquisasa respeitodo cérebrohumano, conclui quea criatividade, na
práticaeemação, nada tema ver com taisdivulgações “neuropsicologistas”.
OQUEOSHOMENSDEMARKETINGDEVEMSABERSOBREUMABOBAGEMPSICOLOGISTA PÁG. 28
ROBERTOMENNABARRETO
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