Inserção internacional comercial
brasileira
R e v i s t a d a E S P M –
março
/
abril
de
2009
36
Introdução
ste artigopretende analisar,
brevemente, odesempenho
comercial doBrasil no ano
de 2008, contextualizan-
do, dentro da evolução histórica, o
panoramadocenário internacional.
Posteriormente, será efetuada uma
previsão,para2009,deperspectivas
comerciais do país em relação ao
2009
mercado externo, envolvendo os novos negócios, a inserção brasileira na
América Latina, a relação com os principais emergentes, evidenciando a
China e o resultado e consequências das eleições norte-americanas.
Para a construçãodeste artigo foram coletadas as impressões de especialis-
tas das áreas de comércio exterior e internacional, além da consulta direta
aoMinistério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC) e sua
agência de fomento APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e
Investimentos),Cepal (ComissãoEconômicaparaAméricaLatinaeCaribe) e
The Economist
.A seguir, umpoucodahistóriada criaçãodoGATT apartir
da Rodada de BrettonWoods.
e
A inserçãocomercial
}
Geralmente em épocas de crise econômica
existe uma tendência em limitar os investimentos
~
em
internacional
brasil
eira