Setembro_2002 - page 114

140
Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
EROTISMOEMÍDIA
Coleção:Aprendendoasexualidade
EditoraExpressão&Arte,
SãoPaulo, 2002
126p. –R$ 9,50
Este livro fornece requisitos importantesaestudantesparaadquirirconhecimentosecapacidade
analítica referenteàmaneira comoos executivos das empresas elaboram, implementameusam
sistemas de controle, para se enquadrar nas estratégias empresariais. Seu conteúdo abrange
desdeanaturezadossistemasatésua individualizaçãoparaempresasdiversas,comodeprestação
deserviços,organizações financeirasemultinacionais.Abordaocontroledeprojetoseoambiente
do controlegerencial comoentendimentoeo conceitodeestratégias.
Analisa o comportamento nas empresas, e até mesmo a remuneração de executivos, com
ampla apresentação de métodos de avaliação de desempenho. Na visão de organização das
empresas, discute centros de responsabilidade, com ênfase em centros de lucros, preços de
transferênciae controledosativosempregados.
Apresenta ainda instrumentos de administração e controle, como planejamento estratégico,
elaboração do orçamento e relatórios financeiros, variações do controle gerencial, bem como
métodos modernos desse controle. Para os conceitos expostos, os autores descrevem casos
exemplificativos em empresas norte-americanas, embasados em sua reputação, no âmbito
acadêmico e no empresarial. Trata-se de uma obra que apresenta uma visão abrangente dos
sistemas de controle gerencial, para quem deseja (ou precisa) conhecer esse aspecto da
administraçãodeempresas.
Robert N.Anthonyéprofessor deControleGerencial daEscoladeNegóciosdaHarvardUni-
versity. Foi consultor demuitasempresasedeórgãosgovernamentaisdosEUA.
VijayGovindarajan é professor deComércio Internacional daAmos TuckSchool of Business
AdministrationnaDarmouthCollege. Foi consultor de váriasorganizações.
FranciscoCarlos
CamargoeTânia
MárciaCezar Hoff
AGLOBALIZAÇÃOE
SEUSMALEFÍCIOS
Apromessanão-cumprida
debenefíciosglobais
EditoraFutura,
SãoPaulo, 2002
328p. –R$39,00
JosephStiglitz
(Nobel de
Economia
de2001)
SISTEMASDECONTROLE
GERENCIAL
EditoraAtlas,
SãoPaulo, 2002
1026p. –R$ 95,00
Robert N.Anthonye
VijayGovindarajan
Erotismo e mídia é um ensaio que trata do erótico e do corpo, sob uma óptica do poder,
refletida nas relações econômicas.
Apartirdepequenashistórias reaise fictíciasdocotidianobrasileiro–cenasdodescobrimento,
encontro de Darcy Ribeiro com os índios Urubus-Kaapor, entrevista com umamodelo e atriz,
sonhos de uma gerente de instituição bancária etc., os autores revelam as estratégias demar-
ketingqueobjetivam, discipliname transformamo corpoeoeróticoemprodutodivulgadopela
mídia.
Erotismoemídiaestuda comoo corpo-produto torna-semodeloe como tendea reduzir, da
condiçãohumana,adiversidadeeasingularidadedoscorpos.Produtosdomercado fonográfico,
comoogrupoÉoTchan, edomercadoeditorial, comoosensaiosdenuda revistaPlayboy, são
exemplos que possibilitam revelar a contaminaçãoeconômica do corpo e do erótico.
A trans-relaçãoentreváriossaberes–históriaesexualidade, corpoeeconomia, virtualização
e amor erótico – fundamenta, nesse livro, as reflexões a respeito da atuação da mídia na
transformação do corpo e do erótico.
TâniaMárciaCezar Hoff éDoutora eMestre emArtes pelaUSP. É também professora de
TeoriadaComunicaçãoedeRedaçãoPublicitárianaESPMenaUniversidadePaulista–UNIP.
Atualmente, desenvolve pesquisa a respeito do imaginário de corpomasculino naESPM-SP.
Francisco Carlos Camargo é Mestre em Filosofia pela PUC-SP, poeta e compositor.
Atualmente, leciona filosofia e lógica no curso deComunicaçãoSocial daESPM-SP.
O aclamadoNobel deEconomia de 2001, JosephStiglitz, “amigo doBrasil”, na sua obra
polêmicasobreosefeitosdaglobalizaçãoeapolíticanorte-americana.Oautor, ex-economista
chefedoBancoMundial,analisa instituiçõescomoFMIeOrganização Internacional doTrabalho.
Maisatual impossível, nummomentonoqual aeconomiaamericanasofregrandessolavancos
e oBrasil (também) as conseqüências desses abalos.
Destinado a todos aqueles que desejam conhecer os bastidores do processo de
globalizaçãodescritopor quemefetivamenteparticipoude sua implementação. Indispensável
paraquem se interessapelomodusoperandi das grandes instituições internacionais, como
o FMI, o BancoMundial e aOrganização Internacional do Trabalho. Leitura complementar
para vários cursos, em especial para administração com ênfase em comércio exterior e
economia. As fragilidades domercado norte-americano e as possíveis saídas, os processos
de privatização, pontos fortes e fracos, tudo isso é discutido com profundidade por Stiglitz.
Oautor relata tudo–ouquase tudo–oquepresenciouduranteo tempoemque trabalhou
comoeconomista-chefedoBancoMundial. Conceitosde flutuaçãocambial, políticamonetária,
concorrência, balança comercial, mercado de capitais emuitos outros da área de economia
internacional sãoapresentados.As implicaçõesocultasdedeterminadaspolíticaseconômicas
protecionistas dos interesses deWall Street também são discutidas em detalhes. Enfim, um
livro corajoso, honesto e profundo, escrito por quem conhece os bastidores da política
econômica internacional.
Joseph E. Stiglitz é respeitado pesquisador sobre crescimento e desenvolvimento no
TerceiroMundoeoutros temas daáreadeeconomia. Foi chefedoConselhode Consultores
Econômicos do governo Clinton e economista-chefe e vice-presidente sênior do Banco
Mundial e um dos três ganhadores do prêmioNobel de Economia de 2001.
1...,104,105,106,107,108,109,110,111,112,113 115,116,117,118,119,120
Powered by FlippingBook