Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
136
Anexos
I. Classificaçãode autoveículos
Automóvel
–depassageiros:
seu compartimento de bagagem (porta-mala) não
se comunica com o de passageiros.
–deusomisto:
dotado de porta traseira e banco traseiro
escamoteável ou removível; seu compartimento de bagagem se
comunica com ode passageiros.
Comercial leve
PBT* deaté3,5t
– camionetade carga:
seu compartimento de carga pode ser
aberto (“pick-up”) ou fechado (“furgão”).
– camionetadeusomisto:
com banco traseiro escamoteável ou
removível, pode transportar passageiros e/ou carga nomesmo
compartimento.
– veículo especial:
projetado para prestação de serviço,
como ambulância.
–utilitário:
veículo como jipe, para diversas aplicações, fora-de-
estrada inclusive.
Comercial pesado
–caminhão:
veículode carga comPBTacimade3,5t. Compreendeas
modalidades caminhão (caminhão-chassi, chassi) e caminhão trator
(cavalo-mecânico). Classifica-seem leves, médios epesados. Leves:
CMT** de4t. a 10t.; médios: CMTde 11t. a 30t.; e pesados: acima de 30t.
–ônibus:
seu chassi pode ser encarroçadopelopróprio fabricantedo
autoveículo (monobloco) ou por empresaencarroçadora, para fins
rodoviários ouurbanos. Plataformas também podem ser complementadas
por empresas especializadas. É veículode transporte coletivo com no
mínimode10 assentos.
* PBT=PesoBrutoTotal
** CMT=CapacidadeMáximadeTração
Fonte:AnuárioEstatísticoda IndústriaAutomobilísticaBrasileira., 1998.
Pick-up/pick-up
Furgão/van
Caminhão/truck
Caminhão-trator/tractor truck
Ônibus urbano/city bus
Ônibus rodoviário/coach