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Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
CARREIRAECOMPETÊNCIA
Gerenciandoo seumaior
capital
Idalberto
Chiavenato
EditoraSaraiva,
SãoPaulo, 2002
134p. – R$ 25,00
IdalbertoChiavenato, conceituada referêncianomundodosnegócios, acabade lançar pela
EditoraSaraiva, o livroCarreiraecompetência: gerenciandooseumaior capital. Trata-sedeum
guia para quem já está no mercado de trabalho ou nele quer ingressar ou recolocar-se. De
maneiraobjetiva, orientao leitora irdiretoapontos-chave, pessoase lugaresque lheagregarão
valor, evitando perda de tempo e desperdício de oportunidades.
Leitura quase obrigatória para estudantes e recém-formados, a obra traça um panorama
completoeatual sobreaárea, contemplando tambémasmais importantesmudançasnopróprio
conceito de emprego, como a adoção de horários flexíveis, tempo parcial, trabalho em casa,
competitividade acirrada, educação continuada, novas habilidades e competências,
desenvolvimento tecnológico, escritórios virtuais, terceirização, alianças estratégicas, fusões,
aquisições e parcerias e outras recentes tendências que tornam o emprego cada vez mais
diferente e efêmero.
Como e quando negociar?O que o concorrente faz de diferente para estar bem colocado?
Quais os cuidados que devem ser tomados, como ser bem-sucedido e garantir uma vaga na
entrevista?Comopreparar seumarketingpessoal, portfólioprofissional, networkingeenfrentar
omercadode trabalhodo terceiromilênio– com tecnologia, informação, globalização, serviços
e conhecimentos?Muitas respostas a essas questões podem ser encontradas nesta obra.
IdalbertoChiavenatoéumdosmaisprolíficosautoresnacionais,nasáreasdeAdministração
edeRecursosHumanos, commaisde30 livroseditados.Doutor emestreemAdministraçãode
EmpresaspelaCityUniversityof LosAngeles, épós-graduadoemAdministraçãodeEmpresas
pelaFGV e graduadopelas universidadesMackenzie eUSP.
MARKETINGMUITOMALUCO
Vencendocomaspráticas
menos convencionais
EditoraCampus,
Riode Janeiro, 2002
272p. –R$ 45,00
Christopher
Locke
Em um mundo turbulento com novos mercados, onde quem dita as regras são os
consumidores,asmudanças impõemummodelodemarketingdiferentedoconvencional.Chris-
topher Locke resolveu enterrar essemodelo e escreveuMarketingmuitomaluco.
Qual éa revoluçãoqueestáabalandoosnegóciosemnossosdias?CertamenteaWeb tem
papelpreponderantenela.Oquesevêéqueaspessoasconectadasà Internet formampoderosos
micromercados.Eessascomunidades ligadasem rede refletem tendênciasprofundasdenossas
culturas sobre as quais Locke se debruça, com irreverência e perspicácia.
Marketingmuitomaluco propõe o abandono de hipóteses relacionadas ao comportamento
doconsumidorpornão refletirmaisa realidade.Naverdade, trata-sedeumadefesadomercado
–emqueamensagem temdemudar: ao invés de “queremos seudinheiro” para “participamos
de seus interesses” .
Emsuas reflexões, oautor traçaparalelosentremídiaspoderosascomoaTVea Internet e,
entre suas conclusões, observa que na televisão apelos repetidos podem criar consciência de
marca, mas na rede geram irritação e isso significa que a comunicação on line deve ser outra.
Para Locke, as pessoas se conectam umas com as outras na Internet de baixo para cima, de
acordo com suas paixões e interesses, que raramente têm relação direta com produtos.
O surgimento desses novosmercados é significativo, segundo o autor, e “acabará por se
tornar uma força comercial”, prevê. No panorama dos negócios do século XXI, a obra é um
chamado de alerta.
Christopher LockeépresidentedeEntropyWebConsultingeeditor deum famosowebzine,
EntropyGradient Reversals.
NATRILHADAEXCELÊNCIA–
VidadeVeraGiangrande
Uma liçãode relaçõespúblicas
e encantamentode clientes
AlexandreVolpi
NegócioEditora,
SãoPaulo, 2002
242p. – R$ 29,90
VeraGiangrandeéuma referêncianasáreasde relaçõespúblicaseombudsmannoBrasil.
Para contar seus 40anos de trajetóriaprofissional, o jornalistaAlexandreVolpi escreveuo livro
Na trilha da excelência – uma lição de relações públicas e encantamento de clientes. Falecida
em agosto de 2000, aos 69 anos, Vera foi pioneira no cargo de ombudsman e exerceu esta
função por sete anos consecutivos noGrupoPão deAçúcar.
O livro faz umamistura atraente das diversas facetas profissionais deVeraGiangrande. O
autor relata cases de marketing de relacionamento, atendimento ao cliente, transcrições de
palestras, histórias de bastidores e detalhes da visão crítica da profissional.
Nosseusúltimosseteanosdevida,Veraaceitouodesafiodeser aprimeiraombudsmando
Brasil. Como representante do consumidor noGrupoPão deAçúcar, ela implantou um padrão
deatendimentoqueprivilegiaocontatopessoal eo respeitoaosdireitosdocliente. “Vera foi uma
verdadeira revolução”, diz Ana Maria Diniz, vice-presidente de Operações do Grupo Pão de
Açúcar. Com sua atuação, Vera cativou os consumidores e contagiou o público interno doPão
deAçúcar com sua cultura da excelência no atendimento. “Se havia uma unanimidade noPão
deAçúcar, eraVeraGiangrande”, declaraAbílioDiniz, presidente doGrupo.
“A leituradeste livrocertamente inspiraráaspessoas, principalmenteasnovasgerações, no
caminhodaconstruçãodeumasociedadenorteadapor padrõeseticamentemaiselevados”, diz
ClaudioFelisoni deAngelo, professor daFEAe coordenador doProvar.
AlexandreVolpié jornalistae trabalhoucomVeraGiangrandena revistaConsumidorModerno
durante dois anos. É autor de livros didáticos e diretor de redação da DeFato Informação &
Jornalismo.
leitura recomendada