ferro, é utilizado o método das opções reais para ava-
liar o valor presente líquido das receitas que serão
provenientes da construção da estrada de ferro. O
método evita a questão da definição do preço regula-
tório, uma vez que sua análise é baseada no valor das
receitas futuras. Além disso, é avaliada uma opção
de saída (modelada neste caso por uma
put
), a qual
permite à empresa desistir da concessão caso a esti-
mativa das receitas futuras seja menor que os custos
de operação do sistema. Tal constatação é observada
por Nick Wills-Johnson, em
The challenges of regula-
tion using real options — a response to Peter Monkhouse
.
Por último, a concessão para exploração de uma rodo-
via, por meio de uma PPP no Brasil, é analisada sob o
ponto de vista dofluxo de caixa descontado e das opções
reais. Oexemplomostraque autilizaçãodas opções reais
elimina a necessidade de restrições à operação por con-
trato, tornando a precificação do projetomais prática e
realista, conforme foi apresentado por Blank, Baidya e
Dias em
Real options in public private partnership — case
of a toll road concession
.
De maneira geral, a avaliação de investimentos de
grande porte (típicos da área de logística e infraestru-
tura) precisa levar em conta tanto as características
assimétricas entre os valores a serem investidos e
os fluxos de caixa decorrentes desses investimentos
quanto a variabilidade dos recebimentos futuros. Os
métodos tradicionais (por exemplo, o
Fluxo de Caixa
Descontado
), apesar de sua ampla utilização na indús-
tria, apresentam premissas de conhecimento a res-
peito dos valores futuros dos retornos sobre os inves-
timentos que na maioria das vezes não condizem com
a realidade. Métodos que embutem em sua formulação
a assimetria de taxas de desconto e a variabilidade dos
resultados futuros permitemumamelhor formulaçãodo
problema e uma avaliaçãomais ampla dos seus impac-
tos. Ométodo das Opções Reais é uma excelente alter-
nativa para a avaliação deste tipo de investimento. Não
se espera, no entanto, uma substituição dos métodos
tradicionais pelos métodos probabilísticos (Opções
Reais ou Simulação de Monte Carlo), mas sim que eles
sejam utilizados para aprofundar a análise de um pro-
blema de investimento típico de logística e de gestão
de cadeias de suprimento, permitindo uma melhor
compreensão das decisões de investimento nas áreas
de logística e infraestrutura em geral.
Gustavo Mirapalheta
Professor dos cursos de administração de empresas
e relações internacionais da ESPM. Engenheiro eletricista (UFRGS),
mestre e doutor em administração de empresas (Eaesp/FGV).
É diretor da Inventive Solutions
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março/abrilde2014|
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