Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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grafiadosprodutosda linha infantil toda
reunida, passando a idéia de conjunto e
o
slogan
doanúncio: “Natural doBrasil
(todas as cores tropicais reunidas).Aí o
logotipo do Boticário mais abaixo e o
site
doBoticário, nítida proposta de di-
álogo com o consumidor.
A sexta página é simples. O
enunciatárioentranapáginapelaesquer-
da no alto, pela figurativização doBoti
amarelo. Do seu focinho saí o balão do
texto verbal que diz:
Nada como/ um boto brincalhão/
para ensinar/a uma criança/quemeio
ambiente/ é coisa séria. Então, o
Boti é o elemento aglutinante para
que todos tenham um planeta livre da
poluição. Daí ele ser o personagem
construído para ser o herói das cri-
anças. Através de um programa de
uso, as crianças poderão saber como
defender o meio ambiente, os ani-
mais em extinção e reconstruir o pla-
neta como ele era antes. O livro cria
esse efeito de sentido através dama-
nipulação da mão da criança através
das páginas.
Embalagens
bem
pensadas
A campanha lançaum
kit
do metafórico, o círculo
depreende o significado de
roda, mudar ou transformar,
possibilidadesessasquesãosi-
nônimos da infância: fase de exper i -
mentar, conhecer e transformar. Paralela-
mentea isso,o livro
Botieseusamigosda
Amazônia
com texto de Sandra Heck e
imagensdaLumenDesignéumlivro-brin-
quedoque traz informaçõessobreanimais
em extinção e de como preservar omeio
ambiente. É uma proposta interativa, na
qual a criançaparticipadahistóriapuxan-
do lingüetas, abrindoengradadoscomani-
mais caçados e coisas do gênero. O livro,
portanto, “põe em ato” a proposta verbo-
visual dacampanha.
Gentequepensa
queéumacaixaqueapresen-
ta produtos de higiene e beleza e
um livro infantil ecológico. Os
produtosemsiapresentamemba-
lagens lúdicas, propondo brinca-
deiras.As tampasderoscadasco-
lônias apresentam em relevo o
mapadoscontinentespresentesno
globo terrestre. O sabonete é re-
dondo comoomundo e chapado
como os golfinhos,mas com um
golfinho em relevo. As colônias
tambémapresentamumgolfinho
dentroem relevo, tridimensional.
Dessamaneira, a campanha con-
cretiza para a criança que se ela
usar os produtos e preservar a natureza,
ela sempre conhecerá os golfinhos
tridimensionais, os de verdade e não os
chapados, dimensionais dos livros. As
volutasdosgolfinhos lembramascamba-
lhotas infantis, são movimentos retoma-
dos em situação de completude, na har-
moniadocírculo, quepodem ser sentidas
concretamente pelos produtos. No senti-
de forma
inteligentea
infância
Crianças são seres que começaram a
viverhápouco tempo.Omundoparaelas
é cheiode descobertas diárias, oque faz
delas seres abertos às novidades, mais
afetivosedepersonalidade flexível.Elas
mantêmuma forte relaçãocomo líquido
aminiótico que as envolvia na gestação.
Daíasua forte relaçãocomaáguadomar
e do banho (água doce). O banho para a
criança é lúdico porque é ruptura com o
“Portanto,acaba
aáguadomar,
acabaoprazerde
brincaredeestar
emconsonância
comanatureza.”