Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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E
ste trabalho temcomoobjetivoanalisar anúnciosqueexploremanudez femi-
nina, focalizando os efeitos de sentido construídos pelo tratamento plástico
dadoà figuradamulher. Para tanto, sãocomparadosdoisanúncios, dochoco-
lateDove (
fig. 1
) edo iogurteMolico (
fig. 2
), apartir daaplicaçãodametodologiada
semiótica discursiva.
OChocolateNu
Acor dochocolatederrama-se sobre
o anúncio de página dupla deDove. Na
página da esquerda, uma mulher negra
segura um jarro de leite; na da direita,
uma barra emerge damassa de chocola-
te derretido. Essamonocromia em dife-
rentes tons de marrom é quebrada ape-
nas pela pequena composição
policromáticadaembalagemdoproduto
que, localizadano canto inferior direito,
faz as vezes de assinatura do anúncio.
As variações tonais na massa
monocromáticaguiamoolhar na leitura
do anúncio. Atraído pela luz, o
enunciatário encontra a jarra de leite e
dali parte em suave diagonal, repousan-
do nos olhos da mulher. Esse percurso
se repete na página da direita, em um
caminhode luzque levadabaseao topo
da barra de chocolate.
Nessemovimento de leitura, desco-
brem-sepontosdesemelhançaentrea fi-
guradamulher eabarradechocolate.A
luz lhes confere uma textura aveludada,
macia, que ressalta o volume dos dois
corpos.Ambos sãomarrons, alongados,
dispostoscentralmenteem relaçãoacada
página e vistos em três quartos.
Da cor do chocolate, o corpodamu-
lher aparece praticamente desnudo. A
embalagem do produto, reconhecível
pela assinatura do anúncio, é sua única
vestimenta. Além dessa, uma série de
pulseiras prateadas e um par de brincos
deargola servem-lhedeadereços, euma
jarra côncava de leite puro cobre-lhe o
seio.
Percorrendo o corpo da mulher, o
enunciatário encontra seus olhos. Nesse
olhar frontal dapersonagem, que sediri-
ge diretamente ao enunciatário, simula-
se uma comunicação intersubjetiva, em
um recursoenunciativoconhecidocomo
embreagem. Pela embreagem, o
enunciatário é trazido para o interior do
enunciado, tornando-se destinatário da
açãoque sedesenrola: amulher, despin-
do-se de sua vestimenta, mostra-lhe a
gênese do chocolate, na pureza da pele
Fig. 1
Fig. 2