Janeiro_2002 - page 35

Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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A
campanha do Boticário da
TalentBis foi lançadapormeio
deumanúncio naRevista
Veja
do dia 6 de outubro de 1999 e tem con-
tinuidade até hoje. Outubro é mês em
que se comemora o Dia da Criança,
quando se reforçaadivulgaçãodos seus
10 direitos universais e quando muitas
atividades educativas e culturais
dedicadas a elas costumam ser veicula-
das pela mídia impressa. Ele se distri-
bui ao longode seis páginas corridas da
revista, sendo as duas penúltimas uma
páginadupla.Devido aonúmerodepá-
ginas e à estratégia narrativa de cunho
coloquial do textoverbal, cheiode en-
cadeamentos que ligam uma página a
outra, pudemos fazer uma analogia do
anúncio com o livro infantil, objeto
sincréticopor excelência, por ser com-
posto de duas linguagens em diálogo:
a visual e a verbal, com a diferença de
que o livro infantil apresenta duas lin-
guagens de cunho estético que visam
a educação global do ser e o anúncio
impresso que sempre apresenta duas
linguagens em diálogo, cuja finalida-
de está em persuadir o leitor a com-
prar seu produto. Nota-se ainda, no
caso desse anúncio, a presença da lin-
guagem gestual, do virar as páginas
que cria o efeito de sentido do chapi-
nhar da água.
Em termos gerais, a narrativa do
texto escrito segue a estrutura do con-
to maravilhoso, de caráter heróico,
propostoporWladimir Propp, quepar-
te de um dano (o planeta está em peri-
go), passa por funções intermediárias
(desafio = “Você vai ter de ajudar” e
obstáculos = aprender a cuidar da na-
tureza, objetomágico =Boti) e atinge
o desenlace (vitória = uso de produtos
biodegradáveis, fazer partedeum clu-
be ecológico da Boticário; e recom-
pensa = poder continuar nadando no
mar e brincando na hora do banho),
momento em que o “herói”, ou seja, a
criança consumidora, aprende a cuidar
da natureza que está em processo de
degradação através do objeto mágico
Boti, um golfinho.
paradoxo: se o planeta está em perigo
comoacriançaaparecesorrindo?Amar-
cado rostosorrindonosdizqueela tema
solução. Sóque essa solução ainda éum
mistério.Dequalquer forma, está criado
o enigmadesafiador quenos leva avirar
a página seguinte.
Na segunda página, temos duas cri-
anças nadando de maiô: a da esquerda
com ummaiô de florzinhas (outro ele-
mentodanatureza estilizado) e adadi-
reita com um duas peças xadrez (ele-
mento do mar confeccionado pelo ho-
mem, uma estilização da rede de pes-
car). As duas têmoolhar fixono leitor.
Seus rostossão tranqüilos, emplenacon-
sonância com o elemento água. Elas
também estão rodeadas por três golfi-
nhos chapados: um laranja, um verde e
um branco, uma isotopia visual (uma
repetição)daprimeirapágina, quecons-
trói o efeito de sentido de “continuida-
de” e “familiaridade” ou de construção
de umuniversovisual emque a criança
está em consonância com o elemento
água que nãopassa demanipulaçãopor
sedução, de uma competência “querer
fazer”. Vemos que a cor do texto refor-
çaacordogolfinhobrancoedoelemen-
to luzdoSol. Seus rostos ecorpos estão
iluminados por uma luz natural que pa-
rece vir de fora d’água.
O texto verbal nos diz: “Ele disse
(o amigoBoti = elipse, oquedetermina
a relaçãode interdependência textual de
uma página com a outra) que só vai ter
mundo se a gente (as meninas) tomar
contadele.” (manipulaçãopor provoca-
ção, criandoum “dever fazer” do leitor,
ou seja, “sóvai termundo se vocês aju-
darem.”O texto é provocativo e chama
ascriançasaparticipar).Opronomepos-
sessivo oblíquo “dele” é ambíguo, pois
pode estar-se referindo ao planeta e/ou
ao amigo Boti oumesmo a ambos. Se
ela não tomar conta domundo, ele aca-
ba. Portantoacabaaáguadomar, acaba
oprazer debrincar ede estar em conso-
nância com a natureza.
Na terceira página da direita, temos
o close de ummenino em três quartos
da página (inclusão do elemento mas-
Analisandoo
anúncio
Naprimeirapágina, temosumacri-
ança sorrindo na água e de olhar fixo
no seu público-alvo. O enunciatário
criança interessa-se pela campanha
através do recurso da identificação. O
enunciatário pai interessa-se por
alteridade (aquele que educa o filho).
O rosto da criança está iluminado pela
luz translúcidaquevemde foraeatinge
tambémos trêsgolfinhosestilizadosnas
cores: verde, laranjae rosa, quea rodei-
am.Apresençadessa luzconstrói a im-
pressão de que os golfinhos são
tridimensionais, assemelhando-osàscri-
anças.Asvárias tonalidadesdoazul cri-
am o efeito de sentidomar, água densa.
Observamos ainda nessa página a rela-
ção que se estabelece da criança com a
água e dos Botis chapados que a rodei-
am.Os raios solares que entramde fora
atingem a criança e os Botis envolven-
do-os em uma aura de luz, que parece
integrada com esse elementoda nature-
za.
O texto verbal nos diz:
“Umamigomeudissequeoplaneta
está em perigo.” Aqui detectamos um
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