Janeiro_2002 - page 36

Revista daESPM –Março/Abril de 2002
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culino). Omenino de óculos escuros e
bochechas e boca contraídas de ar está
rodeadopor trêsgolfinhoschapadosvol-
tados para ele: um amarelo, um rosa e
um azul. Seu rosto e corpo estão ilumi-
nados de luz que vem de fora do mar.
Ele está perto da superfície, pois o par
de óculos de natação aparece duplica-
do. Ele recebe a pressão do seu corpo
no subir à superfície para soltar o ar e
recebe ainda a pressão dos golfinhos.
Todos têm o corpo voltado para sua di-
reção. Omenino pode ser identificado
como igual ao boto. Ou seja, ele age
comoogolfinho, elepegaar forad’água
e solta o ar dentro d’água. Está criado
umoutroelementode identificação: am-
bos sãoanimaismamíferos. Sobrea re-
lação com a superfície, luz e imagina-
ção, nos dizBachelard (1998:2):
Em vista da necessidade de seduzir,
a imaginação trabalhamais geralmente
ondevai aalegria–oupelomenosonde
vai uma alegria! – no sentido das for-
mas edas cores, no sentidodasvarieda-
des e das metamorfoses, no sentido de
um porvir da superfície.
E sabe-se, por meio da
Psicanálise,quea imaginação
é criadora de soluções inusi-
tadas e originais para proble-
masdahumanidade,pormeio
da idéia luminosa, a solução
“eureka” de Arquimedes. O
usode luzentrandonas águas
ondeascriançasna-
dam revela a todo
momento a proxi-
midadedeumapro-
posta de solução
para o problema
que pulsa no texto,
queporsuavezapa-
rece na forma de
umamanchade tex-
to branca, eco do
elemento luz e da
capabrancado livro
do Boti, que acom-
panha a campanha.
Amassado tex-
to verbal aparece
sobreo rostodomeninoeapre-
senta os seguintes dizeres: E
que eu vou ter que ajudar (e =
conjunçãode ligação, emuma
frase que é subordinada com a
anterior – novamente uma pá-
gina se encadeia na anterior e
aanterior naprimeira); vou ter
que ajudar (a tomar conta do
mundo). Por quê?Porque a criança cria
oefeitodesentidodo futuro, sóelapode
construiroefeitodesentidonatureza. O
textoverbal seaproximadodiscurso in-
fantil que secaracterizapor ser coloqui-
al (ter que, ao invés da norma culta “ter
de”.Ou seja, avozdas duas crianças da
esquerda (elemento feminino) não será
suficiente sozinha se ela não ecoar em
outrasvozes, comadomeninodadirei-
ta (elementomasculino).Apáginadaes-
querda está visualmente destensionada,
e dá continuidade às anteriores.Apági-
na da direita está tensionada, criando o
efeitodesentidodeconflito,pressãopsi-
cológicaque reverberaa física. Eaboca
tensionada, a boca fechada a força, é a
visualização de uma intimidação. É só
fazermos referênciaaosditospopulares:
“Fique de boca fechada”; “Em boca fe-
chada não entramosquito”, etc.
Vai sernessapáginaqueencontrare-
mosaprimeiramarcadapresençado fe-
minino emasculino, menina emenino,
juntos representando a linha doBoticá-
rio, na qual há uma colônia parameni-
nas (rosamaravilha) eumacolôniapara
“Osraiossolares
queentramde fora
atingemacriançaeos
Botisenvolvendo-os
emumaaurade luz,
queparece integrada
comesseelementoda
natureza.”
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