RevistadaESPM– Janeiro/Fevereirode 2003
Nos Intervalos daGuerra: pan-americanismo
e propaganda comercial no Brasil dos anos 40.
O artigo busca mostrar que a propaganda conta História, ao analisar as mudanças ocorridas no
campodospadrõesdesociabilidadeedeconsumonoBrasil,apartirdosanos40,comaconsolidação
das agências de propaganda, discutindo como a política do pan-americanismo utilizou o espaço
publicitário para divulgar a política deBoaVizinhança entreBrasil eEstadosUnidos.
É
RICA
G
OMES
D
ANIEL
Os desafios estratégicos de um Programa de
Fidelização em franquias
36
T
HELMA
R
OCHA
F
ABIANE
M
ORAES
Índice
Proposta de umametodologia de desenvolvimento de novos produtos imobiliários residenciais, a
partirdeummodelodeestratégiadevalorparaoconsumidor, construídopeloautore fundamentado
em tese de doutorado. Propõe-se pesquisas que dêem validade à ferramenta.
24
E
RNESTO
M
ICHELANGELO
G
IGLIO
M
ARTINHO
I
SNARD
R
IBEIRO
DE
A
LMEIDA
9
Nesteartigo, oautor descreveas origens eahistóriadapesquisademercadoedeopiniãopública
noBrasil dadécadade1930atéo fimdadécadade1960,destacandoacriaçãoeodesenvolvimento
dos grandes institutos depesquisa.
Pequenahistória comentadadapesquisademercado e
opiniãopúblicanoBrasil: a etapapioneira
O
Valor para o consumidor como uma orientação
na definição de produto e atendimento no ramo
Imobiliário
44
O
CTAVIO
DA
C
OSTA
E
DUARDO
Esteestudo temcomoobjetivomostrar o impactoqueosprogramasde fidelizaçãoestão tendonas
franquias.Comocasoprático,estaremosanalisandocomoOBoticáriovemenfrentandoestedesafio
com oProgramaFidelidadeOBoticário.