9
J U L H O
/
A G O S T O
D E
2 0 0 3 – R E V I S T A D A E S P M
MERCADODE TRABALHOPARAO JOVEMBRASILEIRO: COMOPROMOVERSEUCRESCIMENTO?
A escola situava-se numa rua cal-
ma apesar de, bem em frente, ha-
verumpronto-socorrocujoruídoes-
porádicodasirenedaambulânciae
obarulhoda saídadas crianças, ao
final dos períodos de aulas, altera-
vamo ritmodavidanas imediações.
Passandopelamesma rua,diasatrás,
notei que a pequena escola ainda
sobrevive tendo como novo vizi-
nho de frente uma faculdade de
administração de empresas. Dois
imponentesprédios ... naquelape-
quena rua!
“Devem
perceber, como
nas palavras de
Cristovam
Buarque, que
odiploma
conseguidohoje
possui prazo
devalidade...”
empresas que os recebem e, em
sua maioria, oferecem formação
complementar a essa população
de profissionais, até pela necessi-
dade de crescimento e perpetua-
çãodonegóciopropriamentedito.
1.
A
ESCOLA
EOPROCES-
SO
EDUCACIONAL
“Pormais limitadoque sejaoâmbi-
tode vidadequalquer povo, lá ire-
mos encontrar, em gérmen – por
vezesobscuras e indiscriminadas –,
quatro grandes instituições funda-
mentais, que lhe constroem e
condicionam a vida em comum: a
Família,oEstado,a IgrejaeaEscola.
...A funçãodauniversidadeéúnicae
exclusiva.Nãose tratasomentededi-
fundir conhecimentos. O livro tam-
bémosdifunde.Nãose trata,somen-
te,deconservar aexperiênciahuma-
na.O livro tambémaconserva.Não
se tra-ta, somente, de pre-parar prá-
ticosouprofissionais,deofíciosoude
artes.A aprendizagemdireta os pre-
paraou,emúltimocaso,escolasmui-
tomaissingelasdoqueuniversidades.
Trata-se de manter uma atmosfe-
rade saber para sepreparar oho-
mem que o serve e o desenvolve.
Trata-sedeconservar o saber vivo
e não morto, nos livros ou no
empirismo das práticas não
intelectualizadas. Trata-se de for-
mular intelectualmente a experi-
ência humana, sempre renovada,
para que amesma se torne cons-
ciente e progressiva.
Trata-se de difundir a cultura hu-
mana,masde fazê-locom inspira-
ção, enriquecendo e vitalizandoo
saber do passado com a sedução,
a atração eo ímpetodopresente.
yw
A comparação do panorama anti-
go com o novo nos traz estas per-
guntas:quantos jovensestarão sen-
do colocados no mercado, por
ano, através dos conhecimentos
oferecidos por essa Instituição de
Ensino Superior? Com que quali-
dade de formação?
A partir da observação que faço,
jáhá algum tempo, sobre aprepa-
ração que jovens vêm recebendo
na família e na escola e seu con-
seqüente encaminhamento para
omercadode trabalho, apresento
uma análise de algumas das vari-
áveis do processo que resulta na
formação do jovem profissional
que será oocupante, emum futu-
ro próximo, de importantes posi-
ções no comando das empresas e
dos governos, no Brasil.
As variáveis analisadas são: o sis-
tema de ensino brasileiro, a qua-
lidade da formação oferecida pe-
las Instituições de Ensino Superi-
or, aexpectativaea influênciadas
famílias na sua educação, omer-
cado de trabalho atual para esse
segmento, aposturaeaatitudedas