13
J U L H O
/
A G O S T O
D E
2 0 0 3 – R E V I S T A D A E S P M
de empresas e pelos órgãos do
governo, pois nosso histórico de
atuaçãonesse campo recomenda
modificação de atitudes em bus-
ca de resultados mais positivos.
REFORÇOANECESSIDADEDE
MODIFICAÇÃODE
POSICIONAMENTO,COMTRÊS
PASSAGENSREAISARESPEITO
DOTEMA:
Professor do cursode
graduaçãoemAdminis-
traçãodeEmpresasem
conceituada Instituição
deEnsinoSuperior,nadécadade80,
fuiadvertidopelocoordenadordocur-
soporestarutilizando,como recurso
pedagógico,avisitadosalunosaem-
presaspara,posteriormente,desenvol-
verumtrabalhorelacionadocomessas
visitas. Oteordaadvertênciainforma-
va que os alunos“... naquela escola
deveriamconcentrar-senosestudose
nãoemvisitasaempresas...”.
Umaconhecidarelatou-
me com espantoque,
no iníciodesteano, sua
turma, em comemora-
çãodosvinteecincoanosdeformatu-
ranocursodepsicologiadeumabem
conceituada faculdade paulista, reu-
niu-senasaladeaulaemquerealizou
o último ano do curso. Surpresas, as
integrantesdogrupo constataramque
nadahaviamudado significativamen-
tenoambientedasaladeaula,emais:
aosolicitaremàseçãodealunosocur-
rículoatual docurso, verificaramque
ainda estavam sendo ministradas as
mesmasdisciplinasqueeramofereci-
dasháumquartodeséculoatrás.Mas
nemtudoerammásnotícias;foramin-
formadas de que uma comissão de
professoresestava trabalhandoardua-
menteparamodificar,em2004,ocur-
rículodocursodepsicologia.
Um engenheiro, em-
presário bem-sucedi-
do no ramo da cons-
trução civil reportava-
me–pouco tempoatrás – sobre sua
formaçãonamelhorescoladeenge-
nharia de São Paulo, na década de
70: “...centenas deaulas transmitin-
do informações inaplicáveis na vida
real,tratandodeassuntosabsolutamen-
tedispensáveisparaoofício,dezenas
de fórmulasadecorar...”
Explicava-mearespeitodasnecessida-
desatuaisde suaempresa:profissio-
nais com boa formação básica,
preferencialmente em engenharia,
complementadaporconhecimentos
interdisciplinares visando atuar na
gestãode projetos.Tais projetos são
empreendimentos complexos cujos
gestores devem aplicar habilidades
que vão da formulação de cálculos
matemáticos (técnicos, de enge-
nharia e também de matemática
financeira),negociaçãocombancos,
com parceiros investidores do
negócio, tratativascom fornecedores
nacionais e estrangeiros, logística
para projetos de construção civil,
engenhariade “persi”,coordenação
deequipes interdisciplinares.
Apósanalisarosprofissionaisdisponí-
veis na empresa, no mercado, e
realizar algumas reuniões com
coordenadoresdecursossuperiores
de engenharia para conhecer os
currículosoferecidos,concluiupela
criação de uma escola que forme
cidadãos engenheiros generalistas
que venham a trabalhar em sua
empresaedesenvolvamaltograude
empregabilidade para atuarem no
mercadonacional e internacional.
Asanálisesdos tópicos5e6 referem-
sea jovensprofissionaisuniversitários
queestejam trabalhandooucomum
forte desejo de estarem empregados,
com faixaetária entre 20e26anos.
5.
O
MERCADO
DE
TRABALHO
PARA
OS JOVENS
PROFISSIONAIS
Asestatísticasdos institutosespeciali-
zados em contratação dos jovens
estudantes – para programas de
estágio e para a contratação de
trainees
– apontam a existência de
nível adequadodeofertasparaopor-
tunidadesdetrabalhonessesegmento,
diferentementedoqueocorrecomas
faixas etárias imediatamente
anterioreseposteriores.
Manchete dematéria publicada no
jornal
OEstadodeS.Paulo
, nomês
de julho-2003, indicando que a
acirrada concorrência na busca de
empregos já atingiu o ambiente in-
ternodas famílias:
“PAI, ENCONTREIUM
EMPREGO: O SEU...”
É real apreferênciademuitas em-
presaspelacontrataçãode jovens,
ainda que inexperientes e em
período de formação profissional,
emdetrimentodepessoasmaisex-
perientes, com mais idade e
saláriosmais valorizados.
Como apresentado no tópico se-
guinte –As Empresas eos Jovens –,
esse tipo de contratação não favo-
rece a carreira dos jovens, reduz o
tamanho do mercado de trabalho
paraprofissionaismais experientes,
baixa amédia salarial domercado
eprejudicaasprópriasempresasque
se vêem obrigadas a investir
dezenas de horas no redesenho do
perfilprofissionaldos jovenscontra-
tadosparaqueconsigamatenderàs
suas necessidades organizacionais.
A)
B)
C)
yw
MERCADODE TRABALHOPARAO JOVEMBRASILEIRO: COMOPROMOVERSEUCRESCIMENTO?