Julho_2003 - page 9

12
R E V I S T A D A E S P M –
J U L H O
/
A G O S T O
D E
2 0 0 3
humanos quantomais somos cul-
tos...A única finalidade da cultu-
ra éproduzir seres humanos e so-
mos, todos nós, não importa
quanto sejamos, responsáveis por
essa produção, tanto individual
como coletivamente... A
educação (e a aprendizagem) é
umaatualizaçãodacultura... uma
criança que aprende reproduz o
próprio movimento da espécie...
Sim, aprendemos muitas coisas
desde um milhão de anos
atrás...nossa aprendizagem irá
agora se acelerar a um ritmobem
mais rápido do que até então...A
fimdepreparar nossos filhos para
a nova velocidade de aprendiza-
gemdeuma sociedade
daqual se-
rão membros
ativos precisamos
imediatamenteconceber epor em
ação uma educação humanista,
do ser integral... ensinemosnossos
filhos avenerar omundoeacons-
ciênciaqueo ilumina. Éo fimúnico
da educação tornar a consciência
humanaconscientedelamesma...
é para essa educação que devem
contribuir pais, professores,
curadoresdemuseus,artistas, filó-
sofos, empreendedores, cidadãos,
governos, a Internet, nós todos,
aqui e agora.”
Pierre Levy
As informações que seguem de-
monstramo ambiente de prepara-
ção profissional que permeia o
crescimentodenossos jovens eos
bastidores do negócio da educa-
ção, tática que as famílias brasi-
leiras utilizam (ainda que agindo
automaticamente, repetindo pa-
drõesherdadosde seus antepassa-
dos, de geração para geração) no
apoio à educação e desenvolvi-
mento profissional de seus filhos.
AS FAMÍLIAS
Grande parte da família brasilei-
ra de classe média acredita que
suas crianças e jovens devem ser
preparados paraovestibular, des-
de os primeiros anos de estudo.
Publicada num veículo de comu-
nicação de grande penetração,
esta frase define com clareza esta
situação: “...Nossos filhos, afinal,
não sãoumdepósitodos projetos
que os pais não conseguiram reali-
zar ao longodavida”.
Sãoconhecidososcasosdepaisque
preocupam-seemmatricular seus fi-
lhos ainda no período da gestação
maternapor terem a certezadeque
serãobempreparadosparaentrarnos
cursos superiores. Essa atitudepode
gerar conseqüênciasnegativas, caso
oestudantenão leveavanteaexpec-
tativada família, falhandono intento
deaprovaçãoparaocurso.Alémda
frustraçãopessoal, passa a ser estig-
matizado dentro da própria família
e,muitasvezes,emseugruposocial.
OMERCADO
EDUCACIONAL
Do ponto de vista do mercado, as
instituições deensinoqueoferecem
os níveis iniciais de formação dos
estudantes estão, atualmente,muito
preocupadascomsuasobrevivência
frente à enorme concorrência no
setor (minha opinião é francamente
a favordaexistênciadeconcorrência
saudável em todos os setores).
Atédeterminadaépoca, esses em-
preendimentos surgiam em famí-
lias ligadas aoensino, oque fazia
com que fossem administrados
com o amor e a competência de
educadores.
Atendendo a um mercado com
demanda crescente, formado por
casais que trabalham em tempo
integral, e têm a necessidade de
entregar seus filhos a estabeleci-
mentos confiáveis que possam
acolhê-los e também educá-los,
surgiu um segmento de escolas
que “cuidam” dessas crianças ...
e tambémas educam.
Seus fundadores não são, neces-
sariamente, educadores e sim pes-
soasqueencontraramnessenichode
mercado uma boa chance de
investimento com taxa de retorno
razoável.
Durantemuitos anos esses estabele-
cimentos crescerameprosperaram.
Seu sucesso fezcomqueviessema
oferecer também ensino de nível
médioutilizando tecnologiaeduca-
cionalprópriaou, emalgunscasos,
parcerias com empresas da área
educacional que comercializam
metodologias de ensino pré-
formatadas.
Existemcasos emqueogrande su-
cesso desses empreendimentos
acabapor gerar aoportunidadedo
surgimentode Instituições deEnsi-
no Superior.
4.
AQUALIDADEDO
ENSINOOFERECIDONO
BRASIL
Posição de consenso, defendida
por muitos educadores e profis-
sionais de outras áreas do conhe-
cimento, é de que nossos jovens
necessitam receber formação de
boa qualidade, atualizada e con-
tínuaduranteospróximos anosde
suas carreiras.
Esse é mais um posicionamento
que precisa ser analisado com
competência pelos principais
gestores de Instituições de Ensino,
EduardoNajjar
1,2,3,4,5,6,7,8 10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,...123
Powered by FlippingBook