17
J U L H O
/
A G O S T O
D E
2 0 0 3 – R E V I S T A D A E S P M
8.
O
FUTURO
Estamosnumperíodode transição.
E aqui registromeu olhar positivo
a respeitode tudooque iráocorrer
nos próximos cinco a dez anos.
Estaconstataçãopode ser feitapor
qualquer um de nós, com maior
oumenor acuidade.
Podemosnos sentirmais confortá-
vel ao sabermosquepessoascomo
Fritjof Capra, Ervin Laszlo, Oscar
Motomura, Tamas Makrai, Peter
Ustinov, Arthur Clarke, Mikhail
Gorbachev, Dalai Lama, Zubin
Meta, Pierre Lèvy, Nicholas
Negroponte, Jean Pierre Rampal,
Peter Ustinov, membros de asso-
ciações como a World Business
Academy,ClubedeBudapest edo
Institute of Noetic Sciences estão,
nestemomento, debruçados sobre
a análise da transição que omun-
doestávivenciandoeque–certa-
mente – muito contribuirão para
apoiarumamudançadeconsciên-
cianos pólos depoder nomundo,
visandoamelhoriadas condições
de vida de todos nós, neste
planeta.
Por volta do ano2010,muitopro-
vavelmente, teremos condição de
olhar para estemomentodenosso
país e constatar se foram realiza-
das as transformações necessárias
àmelhoriadomundocujos rumos
nossos jovens de hoje estarão co-
meçando a assumir nessa época.
CABE-NOS FAZER
NOSSAPARTE!
Entre inúmeras ações que podem
ser colocadas em prática para
apoiar o crescimento pessoal e
profissional dos jovens, destaco
a união entre empresas, Insti-
tuições de Ensino Superior e de
uma terceira parte: o governo,
em ações que promovam a
atuação conjunta destes três
atores no sentido de criar condi-
ções para que:
•As InstituiçõesdeEnsinovenham
BIBLIO
GRAFIA
:
DIMENSTEIN
,Gilberto; Alves,Rubens. Fomos
maus alunos. Campinas, SP, EditoraPapirus,
2003.
LITWIN
,Edith. Tecnologiaeducacional:
política, histórias epropostas. PortoAlegre,
EditoraArtesMédicas, 1997.
LASZLO
,Ervin.Macrotransição: odesafiopara
o terceiromilênio. SãoPaulo, EditoraAxis
Mundi:Antakarana/WillisHarmanHouse, 2001.
LÉVY
,Pierre.Aconexãoplanetária:o
mercado, o ciberespaço, a consciência.
SãoPaulo, Editora 34, 2001.
MIZUKAMI
,MariadaGraçaNicoletti.Ensino:as
abordagensdoprocesso . SãoPaulo,EPU,1986.
MOTA
, CarlosGuilherme. Ideologia da cultura
brasileira 1933-1974. SãoPaulo, Editora
Ática, 1994.
OLINTO
,HeidrunKrieger. Novas
epistemologias: desafios para auniversida-
de do futuro. PontifíciaUniversidadeCatólica
RJ,Depto. de Letras, 1999.
REY
,Bernard.Ascompetências transversais
emquestão . PortoAlegre, EditoraArtmed,
2002.
TEIXEIRA
,Anísio. Educação euniversidade.
Rio de Janeiro, EditoraUFRJ, 1988.
ZABALA
,Antoni. Aprática educativa: como
ensinar. PortoAlegre,ArtMed, 1998.
AUTO
R
zx
•
EDUARDONAJJAR
é professor da UNICAMP e
da Fundação Dom Cabral.
ConsultordeEmpresasnasáreas
de Educação e Desenvol-
vimento Empresarial. Mestre
em Educação e co-autor do
livro
Carreira e Marketing
Pessoal –DaTeoriaàPrática,
Negócio Editora.
E-mail:
acontribuircoma formaçãodepro-
fissionais cujo perfil – técnico e
comportamental – venha a satisfa-
zer às necessidades das empresas
(e respectivas cadeias de valor);
•As empresas, e suas respectivas
cadeias de valor venham a se
aproximarmental ematerialmen-
te das Instituições de Ensino, vi-
sando a criação de ações de de-
senvolvimento de seus profissio-
nais e dos profissionais dessas
instituições, numa mesma linha
estratégicade raciocínio (objetivos
complementares);
•O governo apóie essas inicia-
tivas, ajudando a “tirar as pe-
dras do caminho” a partir da es-
tratégia traçadapelo conjuntode
Instituições de Ensino Superior e
empresas.
Que nossos jovens sejam prepa-
rados para que possam colocar
todo seu potencial inovador em
favor do país!
MERCADODE TRABALHOPARAO JOVEMBRASILEIRO: COMOPROMOVERSEUCRESCIMENTO?