Revista da ESPM
| julho/agostode 2012
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pesquisa
Por Alexandre Gracioso e Laura Chiavone
Levantamento feito pela ESPM, emparceria coma Limo Inc, aponta
o perfil do profissional das arenas da comunicação e como as escolas
podem fortalecer a formação dos futuros estrategistas brasileiros
Profissional do futuro
N
o primeiro semestre de 2012, a ESPMe
a empresade cultura e comportamento
Limo Inc., firmaram uma parceria
para realizar uma pesquisa inédita e
necessárianestes tempos demudanças estruturais
marcantes na sociedade e na indústria da comu-
nicação. Oobjetivo do levantamento foi identificar
os principais direcionadores para a formação dos
futuros profissionais das arenas da comunicação.
Claro estáque esse éumgrandedesafio, levando-se
emcontaadiversidadedas arenasda comunicação,
a variedade de funções que esses profissionais
realizam, e irão realizar, além das diferentes
expectativas de cada segmento da indústria em
relação aos estudantes que se formam a cada ano.
Para identificar esses direcionadores, foi ela-
borado um projeto de pesquisa baseado em entre-
vistas com especialistas do setor, profissionais e
acadêmicos, no Brasil e no exterior. Também foi
promovido um grande esforço de análise de dados
secundários, como reportagens e estudos acadê-
micos. A iniciativa contou com a participação de
grandes especialistas na área da comunicação,
profissionais com vasta experiência acadêmica e
de mercado, como Emmanuel Publio Dias (vice-
presidente Corporativo da ESPM), Luiz Fernando
Garcia (diretor da Unidade de Cursos Graduação
da ESPM-SP) e João Matta (coordenador do curso
de publicidade e propaganda da ESPM), que parti-
ciparamdiretamente de todas as fases do projeto.
No total, foram realizadas 22 entrevistas, sete
com professores ou diretores de escolas de comu-
nicação e 15 com ex-alunos dessas instituições.
Como base para a amostra, foram selecionadas
oito escolas. Além da própria ESPM, participaram
do estudo outras sete escolas mais premiadas no
Festival de Cannes: VCU Brandcenter, Miami Ad
School, Award School, Berlin School of Creative
Leardership, Michigan State University, Berghs
School eAlfredUniversity. Paraenriquecer aamos-
tra,maiscincoescolas foramselecionadas: Parsons
School, Harvard, Hyper Island, Lemon School e
Elissava Escuela de Diseño.
Uma das primeiras constatações foi a existência
de três grandes transformações sociais, que ser-
viram de premissas para a análise das entrevistas
realizadasnapesquisa.Sãoelas:arevoluçãodainfor-
mação,osurgimentodageração“snack”eaocorrên-
ciadeumagrandemudançananaturezadotrabalho
realizado pelos profissionais da comunicação.
Asconsequênciasdestarevoluçãopelaqualpassaa
comunicaçãosãoademocratizaçãodainformação,a
criaçãodenovoscanaisemritmoaceleradoeatrans-
formação do receptor emprodutor potencial de con-
teúdonarede.ParaJulianaSiqueira,ex-alunadaVCU
Brandcenter eumadas entrevistadasdoprojeto, “ser
um profissional de comunicação está cada vez mais
complexo,estamosemummundomultilinguageme
novos canais nãoparamde surgir”.
Geração“snack”éumtermoquedesignaumgrupo
dejovens,hojecomidadeentre10e20anos,que,como
resultadodouso constante demídias sociais, conso-
memconteúdodeumaformadiferentedoqueocorria
nopassado. Esta geração temmuita dificuldade para
se aprofundar em um determinado tema, ou de se
concentraremumúnicoassuntoporumperíodomais
prolongado.DavidRegan,professordaMichiganState
University, afirma que “[a] maioria dos alunos tem
facilidade de transitar entre diversos assuntos, mas
geralmente falta profundidade emcada umdeles”.
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