julho/agostode2012|
RevistadaESPM
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Finalmente, as mudanças na forma como a sociedade
contemporânea encara a evolução profissional tornaram
possível aos estudantes vislumbrar cada vez mais uma
carreiranão linear, que possibilitemais experimentação.
Eles podemmudar tanto de área dentro da comunicação
como de setor. É o que percebe o coordenador do curso de
comunicaçãosocial daESPM, professor JoãoMatta: “Exis-
temhojediversasopçõesnacarreiradacomunicação, eles
podem trabalhar com marketing, criação e produtoras.
E durante a carreira transitar por essas áreas também”.
Principais resultados
As entrevistas realizadas possibilitarama identificação
de três grandes grupos de competências e habilidades
que devem ser trabalhadas durante o curso universitá-
rio
(ver quadro ao lado
). Esses grupos dizem respeito à
formação técnica do futuro profissional, à capacitação
comportamental e, finalmente, ao percurso que o estu-
dante deve privilegiar (e as escolas devem possibilitar),
durante a sua formação.
Confira a seguir as principais características de cada
grupo de competências:
1 . T écn i c a e r e p e r t ór i o
– Este grupo diz respei-
to à formação profissional mais concreta e imediata,
no sentido de serem competências necessárias para a
execução do trabalho propriamente dito. Embora exista
alguma insatisfação das agências, produtoras e outros
integrantes das arenas da comunicação comrelação a es-
sas competências, a percepção geral é a de que este grupo
é o que vem sendo mais bem trabalhado pelas escolas.
a. Pensamento complexo:
é a capacidade de buscar solu-
çõesnãolinearesparaasquestõesqueseapresentam.Não
deve ser confundido coma busca, por vezes desnecessá-
ria, de soluções demasiadamente elaboradas. É cada vez
maisnecessárioemummundonoqualsobramproblemas
elaborados e falta simplicidade.
b. Postura crítica:
é imprescindível desenvolver uma
postura questionadora, capaz de interpretar e resolver
questões. Um ponto de vista crítico recebe com menos
facilidade [ou ingenuidade] os desafios apresentados.
c. Formação de repertório:
é a busca pela ampliação do
campodevisãoedouniversodereferências.Paraisso,as
instituiçõesprecisamtrazerdiferentesaspectosculturais
edisciplinasparaoprocessodeformação,daarquitetura
oudodesignàpsicologiaouartecontemporâneae incen-
tivaravivênciadenovasexperiênciasforadasaladeaula.
d. Curadoria de conteúdo:
se o “excesso de informação”
tornou-seapalavradeordem,saberfazerescolhaséman-
datório.Comunicadoresprecisamsercriteriososparase-
lecionaroqueéconhecimentoeoqueéapenas“barulho”.
2 . At i t u de p rof i s s i ona l –
Diz respeito às compe-
tências humanas de relacionamento, postura individual
e resiliência, frente às inevitáveis frustrações inerentes
a qualquer carreira.
a. Forma e contexto: t
rata-se de estar constantemente
Gruposdehabilidadese
competênciasencontrados
• Pensamento complexo
• Postura crítica
• Formação de repertório
• Curadoria de conteúdo
• Forma e contexto
• Comportamento empreendedor
• Resistência e frustações
• Comunicação comomercado
• Educação Beta
• Formação individual
Técnicaerepertório
Atitudeprofissional
Perspectivaacadêmica
Ageração”snack”temmuitadificuldade
paraseaprofundaremumdeterminado
tema,oudeseconcentraremumúnico
assuntoporumperíodomaisprolongado