Revista ESPM JUL AGO 2012 - Comunicação Integrada espetáculo à procura de maestros - page 52

Revista da ESPM
| julho/agostode 2012
52
pesquisa
em busca de novos recursos, linguagens e formatos
para constituir o processo criativo, estimulando os es-
tudantesaentender e interpretar aculturaqueoscerca.
b. Comportamento empreendedor:
em um mercado
cada vez mais competitivo, é preciso empreender em
todos os cenários, contextos e níveis hierárquicos, as-
sumindoumaposturadecomprometimentocomresul-
tados e crescimento, seja por meio do próprio negócio
ou de uma visão empreendedora dentro das empresas.
c. Resistência e frustrações:
é preciso entender que a
indústriacriativatambéméconstituídapordificuldades,
dúvidasefracassos.Saberlidarcomtaisfatoreseextrair
aprendizadosde todas as situações vividas é imprescin-
dível para o sucesso do profissional de comunicação.
3 . P e r s p ec t i va ac a dêm i c a –
Faz referência aos
caminhos que, emconjunto, estudantes e escolas devem
trilhar pensando na formação dos futuros profissionais
das arenas da comunicação.
a.Comunicaçãocomomercado:
dialogarcomomercado
significadiscutirdeigualparaigual,enãoapenasatender
ao que as empresas pedem. É imprescindível estimular
os estudantes a resolver desafios “reais”, alinhados ao
mercadodetrabalho.Noentanto,surgeaoportunidade[e
a necessidade] para as instituições assumiremumpapel
mais incisivo na formação, propondo novos questiona-
mentos e perspectivas.
b. EducaçãoBeta:
aformaçãoestásemprenafasedetestes
e é umprocesso emconstante desenvolvimento. Não há
receitas prontas ou findas a seguir. Estudar e aprender
continuamente diferencia o indivíduo. Para as institui-
ções de ensino isso deve ser traduzido em um processo
de renovação constante.
c. Formação individual:
em um cenário tão líquido e
mutante,énaturalquecadaindivíduotrilheumcaminho
único emsua formação, gerando inúmeras perspectivas
e possibilidades.
Noseuconjunto,operfilprofissionalqueemergedasentre-
vistas realizadaséodealguémque iniciaasuacarreiranão
sócomumbomdomíniodatécnica,mascomcompetências
comportamentais bastante amadurecidas e que teve, ao
longode seuprocessode aprendizagem, aoportunidadede
vivenciar uma grande diversidade de experiências.
Chamaaatençãoaimportânciaquesedáàscompetências
humanas.Estanãoéumaexigênciasomentedaindústriada
comunicação.Emnossaexperiênciacomrecrutadoreseexe-
cutivosdeRHedeoutrasáreasdasmaisdiversas indústrias
esetoresempresariais, estaéumademandacomuma todos
equevemse tornandocadavezmais importantenadecisão
de contratação. É significativo notar que, há alguns anos,
aceitava-se que o jovemrecém-formado iria desenvolver ha-
bilidadeshumanasaolongodesuacarreira,principalmente
paraserconsideradoparaposiçõesgerenciais.Porémestava
claroparaosrecrutadoresqueoprocessodeamadurecimen-
to comportamental, no sentidoprofissional, seriadesenvol-
vido emgrande parte dentrodas empresas.
shutterstock
1...,42,43,44,45,46,47,48,49,50,51 53,54,55,56,57,58,59,60,61,62,...120
Powered by FlippingBook