Revista ESPM - maio-jun - Brasil Assombrado. Que caminho seguir. - page 48

Indústria
Revista da ESPM
|maio/junhode 2013
48
Noque tange aos
spreads
bancários, emjaneirode2013,
oBrasil apresentouuma taxade12,2%, trêspontospercen-
tuais inferior à taxaapresentadanomesmoperíododoano
passado. Apesarda redução, aindaháespaçoparamaiores
cortes, poisospreadelevado limitaaexpansãodocrédito,
prejudicando o setor industrial por duas vias. A primeira
delaséaalta taxaparacapital degiro; asegundaestá ligada
ao menor crescimento da demanda interna.
O Brasil detém ampla dotação de recursos naturais,
que poderia assegurar oferta e preços bastante compe-
titivos de insumos e matérias-primas para os diversos
setores de atividade da economia, favorecendo a agre-
gação de valor e a geração de empregos e renda. Porém,
essa disponibilidade de recursos naturais não é revertida
em vantagem comparativa de preços com outras econo-
mias. Na realidade, quando comparada com economias
concorrentes, a indústria de transformação brasileira se
depara com desvantagens nesses aspectos.
O Brasil possui sérias deficiências na infraestrutura
logística. Adensidadedasmalhas rodoviária e ferroviária
está bem abaixo dos nossos parceiros comerciais. Um
exemplo gritante é a densidade damalha ferroviária bra-
sileira, que é de 0,003 km/km
2
de área do país, enquanto
a média observada entre os nossos parceiros comerciais
é de 0,037 km/km
2
. Isso significa que o Brasil tem uma
malha ferroviária 12 vezes menor que a média da malha
de nossos parceiros. As deficiências na infraestrutura
logística do país representam um custo total (direto e
indireto) de 1,8% do preço dos produtos da indústria de
transformação e 1% do faturamento.
Em relação aos custos extras de serviços e funcioná-
rios, destaca-se a existênciadediversos serviçospúblicos
cuja oferta pelo governo é insuficiente ou possui baixa
qualidade. Isso faz com que as empresas industriais
brasileiras supram, com seus próprios recursos, deter-
minados serviços cujoprovimentopeloEstadoédebaixa
qualidade. A consequência é um aumento nos custos
das empresas industriais devido aos gastos com servi-
ços de saúde, de previdência e assistência, cujo acesso
representa melhora na qualidade de vida e bem-estar dos
funcionários e, consequentemente, o melhor exercício
OBrasil possui sérias deficiências na
infraestrutura logística. Temos uma
malha ferroviária 12 vezes menor que
a dos nossos parceiros comerciais
Emagosto de 2012, a presidenteDilmaRousseff anunciou
que seugoverno investiráR$ 133 bilhões na construção e
manutenção de ferrovias e rodovias para diminuir o custo
gerado pelas deficiências na infraestrutura logística do
país. Até agora, o plano aindanão saiudo papel
D
ivulgação
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