março/abrilde2013|
RevistadaESPM
147
nova opção de consulta. Faça um teste: você é capaz de
dizer o nome de dez sites de compras, sem lojas físicas?
Tambémé necessário aumentar o número de consultas
nos sitesparacomprason-lineou, simplesmente, paracon-
ferir asnovidades. Saber queumsiteexisteébemdiferente
de consultá-lo regularmente. Tanto é que continua cres-
cente o número de empresas que investem emmídias tra-
dicionais, comoaTV, paragerar fluxoevendasna internet.
Da sala de aula para o mercado
Desde 2011, quando a Incubadora de Negócios foi lançada,
11% dos projetos apresentados se transformaramem24 no-
vas empresas, que abriram52 postos de trabalho, conforme
mostraoquadro
RaioXdaIncubadoradeNegócios
.Dessetotal,
71%representamnegóciosvoltadosparaainternet,agências
decomunicaçãoedesign,ecomérciodeprodutoseserviços.
São empresas que atuam em segmentos diferentes,
com modelos de negócios distintos, mas que têm um
ponto emcomum: enfrentamasmesmas dificuldades na
hora do “nascimento”. Os pontosmais críticos são: a falta
demão de obra qualificada; a escassez de recursos finan-
ceiros para início do projeto; e a instabilidade emocional
do jovemempreendedor. Diante desse panorama, ainda é
cedoparapreverquantosdessesnovosempreendimentos
irão superar a temida previsão dos especialistas, que são
categóricos ao afirmar: “A cada cinco novas empresas,
quatro conseguirão chegar ao terceiro ano de vida”.
Aliada ao risco da mortalidade nos primeiros anos de
vida está a baixa lucratividade que o empreendimento
oferece nos primeiros anos. Uma taxa de retorno que
muitas vezes é inferior a 10% representa umfator inibidor
de novos negócios entre os jovens.
Outropontodelicado é o relacionamentopessoal entre
os sócios. Infelizmente, quase 100% das empresas que
foram constituídas a partir da sociedade entre marido e
mulher deixaramde existir ou foramvendidas em razão
do fim do relacionamento. Na ESPM, os jovens empre-
endedores são alertados para essa realidade. Mas, como
nemsempre a razão prevalece, a Incubadora deNegócios
já presenciou alguns casos de amor, que duraram até o
fimdo primeiro capítulo. Empelomenos quatro projetos
de alunos, a vida imitou a arte, e os casais se separaram,
antes mesmo do início do empreendimento!
Jose Eduardo Amato Balian
Coordenador de projetos da Incubadora ESPM-SP, doutorando em
Ciências Sociais, graduado em Administração e Economia, mestre em
Administração de Empresas, consultor de empresas e professor dos cursos
de graduação e pós-graduação da ESPM, da Faap e da FIA
Paula Calil
Coordenadora de gestão e relacionamento da Incubadora ESPM,
mestre em Semiótica e Linguística, graduada em Administração de
Empresas e professora do curso de graduação da ESPM
Uma taxade retornoquemuitas
vezes é inferior a 10%representa
umfator inibidor de novos negócios
entre opúblico jovem
Indicadores
Números
1) Alunos envolvidos emprojetos
301
2) Média de aluno por projeto
1,3
3) Criação de postos de trabalho
52
4) Índice de empresas nascentes/projetos
10,8%
5)
Número de estudantes na
comunidade da incubadora
400
6)
Quantidade de empresas nascentes
hospedadas na incubadora
4
7)
Atendimento médio por
empresa nascente
10,7
8)
Tempo médio para abertura
das empresas nascentes
9,1 meses
Fonte:
Incubadora ESPM
RaioXda Incubadora