março/abrilde2013|
        
        
          
            RevistadaESPM
          
        
        
          
            65
          
        
        
          
            O
          
        
        
          papel que os empreendedores exercem na
        
        
          economia e na sociedade atrai questiona-
        
        
          mentos. O que impulsiona alguns indiví-
        
        
          duos a empreender, organizando negócios
        
        
          lucrativos ou organizações para atender às necessidades
        
        
          sociais? Por que alguns indivíduos dentro das organi-
        
        
          zações
        
        
          
            –
          
        
        
          governamentais, políticas, religiosas ou de
        
        
          negócios
        
        
          
            –
          
        
        
          conseguem, mesmo com restrições e desestí-
        
        
          mulos, impulsionar projetos, produtos ou novas visões?
        
        
          Por que persistiriam, quando o senso comum diria para
        
        
          desistir? E por que é que alguns conseguem fazer cres-
        
        
          cer e florescer os negócios, projetos ou organizações,
        
        
          enquanto outros falham e são vencidos?
        
        
          Essas questões alavancaramestudos emdiversas áre-
        
        
          as doconhecimentoparadesvendar oque torna certos in-
        
        
          divíduos diferentes dos demais. Ou seja, a admiração por
        
        
          sua capacidade de transformação de realidades levanta
        
        
          questões acercadequequalidades
        
        
          
            –
          
        
        
          crenças,motivações,
        
        
          atitudes, habilidades, características demográficas etc.
        
        
          
            –
          
        
        
          têmessas pessoas que as atraempara exercer esse papel.
        
        
          Três pontos estariam entre as atividades essenciais
        
        
          dos empreendedores: identificar e aproveitar oportuni-
        
        
          dades; tomar decisões, rapidamente, emcondições de in-
        
        
          certeza e comrestriçãode recursos; trabalhar duramente
        
        
          (mais do que os empregados), para atingir objetivos. São
        
        
          profissionais movidos por visões, sonhos e metas, que
        
        
          colocam mãos à obra para transformar objetivos em
        
        
          ação. Para tanto, mobilizam ou desenvolvem um amplo
        
        
          repertório de conhecimentos e de habilidades.
        
        
          Semum consenso sobre a definição do empreendedor,
        
        
          compartilho a visão do que seria umempreendedor: todo
        
        
          aquele que percebe oportunidades ou necessidades e cria
        
        
          emtornode si uma rededepessoas e recursos, organizan-
        
        
          do-os de tal modo a implementar uma empresa, organi-
        
        
          zação social, negócio socialmente sustentável, produtos
        
        
          e projetos, oferecendo ou melhorando bens e serviços e
        
        
          aumentando a riqueza ou o bem-estar da sociedade.
        
        
          Como se pode depreender, o fenômeno do empreen-
        
        
          dedorismo é complexo. Ocorre em diversos âmbitos
        
        
          sociais, países e culturas. História, economia, sociologia,
        
        
          administração e psicologia sãodisciplinas comenfoques
        
        
          distintos, mas que procuraram estudá-lo.
        
        
          Assim, a história dos magnatas procura, pelo exame
        
        
          da vida e obra desses indivíduos, desvendar a conjuntura
        
        
          comque sedefrontaram, quais as estratégias, táticas, téc-
        
        
          nicas emétodos utilizados. Esse tipode interessepersiste
        
        
          até hoje, como atestam as biografias ou autobiografias
        
        
          dos grandes empreendedores, que os caracterizamcomo
        
        
          pessoas de muita visão, energia e objetivos.
        
        
          Naóticaeconômica, osempreendedoresdespontariam
        
        
          como resposta à infraestruturade oportunidades, agindo
        
        
          racionalmente para restabelecer o equilíbrio do ambien-
        
        
          te. Um dos mais importantes economistas do século 20,
        
        
          JosephSchumpeter ressaltouopapel decisivodos empre-
        
        
          endedores na introdução das inovações com a oferta de
        
        
          novos produtos e serviços, metodologias, processos de
        
        
          produção, reorganização industrial, fontes alternativas
        
        
          de suprimento e abertura de novos mercados. Partici-
        
        
          pariam, portanto, do processo de destruição criativa,
        
        
          assumindo riscos, angariando o lucro ou bancando os
        
        
          prejuízos de suas atividades.
        
        
          A sociologia examina como os empreendedores são
        
        
          forjados pela sociedade e quais influências determina-
        
        
          riam esse fenômeno. Destaca-se a figura de Max Weber,
        
        
          que relacionou a ética doprotestantismo como empreen-
        
        
          dedorismo. Para ele, a incorporação de determinados va-
        
        
          lores, atitudes, hábitos de uma crença religiosa estariam
        
        
          relacionados aumcomportamentoeconômicoespecífico
        
        
          (capitalismo)
        
        
          
            –
          
        
        
          dedicação ao trabalho, parcimônia e con-
        
        
          quista de bens materiais.
        
        
          A administração procura investigar o que caracteriza
        
        
          a maneira como o empreendedor estrutura e gera uma
        
        
          
            “Não hámelhor forma de fornecer
          
        
        
          
            uma ampla base para o rápido
          
        
        
          
            crescimento econômico do que
          
        
        
          
            aumentar, consideravelmente,
          
        
        
          
            o número de empreendedores em
          
        
        
          
            uma sociedade. Eles representam
          
        
        
          
            umsegmentomuito pequeno da
          
        
        
          
            população, mas seu impacto é crucial,
          
        
        
          
            pois reúnemrecursos para produzir
          
        
        
          
            bens e serviços, criar empregos e
          
        
        
          
            diminuir a dependência do governo”
          
        
        
          
            DavidC. McClelland, autor
          
        
        
          
            de
          
        
        
          HumanMotivation