Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  51 / 184 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 51 / 184 Next Page
Page Background

março/abrilde2014|

RevistadaESPM

51

Narotadalogística

dosmartphone

Por Dubes Sônego

Foto: Divulgação

P

oucas imagens estão mais distantes da realidade na Ambev que a do

profissional de logística, retratado como um engenheiro voltado para

os números, acostumado a lidar com caminhoneiros e a estabelecer

rotas de entrega. A sofisticação do mercado brasileiro nos últimos

anos exigiu mudanças na área que há muito transformaram a forma de lidar

com os problemas de abastecimento e entrega de produtos. “É um dos níveis

mais avançados de matemática que temos na companhia”, afirma Vinicius Gui-

marães Barbosa, vice-presidente de operações globais e logística da Ambev.

Nem sempre foi assim, é claro. No grupo há mais de 20 anos, Barbosa acompa-

nhou de perto as vertiginosas mudanças logísticas. Na década de 1990, por exem-

plo, quando Brahma e Antarctica eram ainda rivais, as fábricas produziam uma

única marca de cerveja, em garrafas de 600 ml. Hoje, produzem, praticamente,

todas asmarcas, emvários tipos de embalagem. Recentemente, a companhia deci-

diu colocar umpé no comércio eletrônico e, a exemplo de distribuidores de vinhos,

tornou suasmarcas de cervejamais nobres acessíveis a umclique do consumidor.

O próximo passo, diz Barbosa nesta entrevista, será estender o alcance do uso

da tecnologia até a ponta, o motorista e o entregador, com o uso de smartphones.

Comos aparelhos portáteis, a Ambev pretende dar a eles acesso ilimitado à inter-

net e tirar proveito de aplicativos como oWaze, para fugir do trânsito em grandes

cidades. “Ainda não chegamos lá, mas este é o caminho”, assegura o executivo

responsável pelo abastecimento de um milhão de pontos de vendas espalhados

por todo o Brasil. Para atender a essa demanda, 50 empresas parceiras prestam

serviços logísticos para a companhia, que possui 44 fábricas e 90 centros de dis-

tribuição no Brasil.