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primas), CUTRALE (sucos cítricos, soja e

pellets)

e CARGILL (soja e

pellets).

Primeiro porto a movimentar conteineres

no Brasil, o Porto de Santos responde hoje por

pouco mais da me t ade do mov imen to de

conteineres dos portos brasileiros. Acusa um

crescimento de 220% no seu movimento deste

tipo de carga desde a entrada em funcionamento

do Terminal de Conteineres, em 30 de agosto de

1981.

Modernização da gestão portuária;

Tecnologia e know-how

A indústria portuária joga um peso central

na competitividade da economia dos países. A

eficiência - associada à agilidade das operações,

integridade das cargas e baixo custo - é

determinante para o atendimento de prazos e

preços competitivos no mercado internacional.

Como podemos ver no quadro a seguir, a

terceira geração de portos, de acordo com a

classificação proposta pela UNCTAD em 1992,

deve estar focada no cliente, com uma forte

vocação comercial, integrando o porto e as áreas

de retroporto com a cadeia de transportes; deve

ocorrer uma forte integração da comunidade

portuária (inclusive pela gestão municipalizada dos

portos), tendo como principais modalidades de

carga transportada os granéis e unitizados e a carga

conteinerizada.