primas), CUTRALE (sucos cítricos, soja e
pellets)
e CARGILL (soja e
pellets).
Primeiro porto a movimentar conteineres
no Brasil, o Porto de Santos responde hoje por
pouco mais da me t ade do mov imen to de
conteineres dos portos brasileiros. Acusa um
crescimento de 220% no seu movimento deste
tipo de carga desde a entrada em funcionamento
do Terminal de Conteineres, em 30 de agosto de
1981.
Modernização da gestão portuária;
Tecnologia e know-how
A indústria portuária joga um peso central
na competitividade da economia dos países. A
eficiência - associada à agilidade das operações,
integridade das cargas e baixo custo - é
determinante para o atendimento de prazos e
preços competitivos no mercado internacional.
Como podemos ver no quadro a seguir, a
terceira geração de portos, de acordo com a
classificação proposta pela UNCTAD em 1992,
deve estar focada no cliente, com uma forte
vocação comercial, integrando o porto e as áreas
de retroporto com a cadeia de transportes; deve
ocorrer uma forte integração da comunidade
portuária (inclusive pela gestão municipalizada dos
portos), tendo como principais modalidades de
carga transportada os granéis e unitizados e a carga
conteinerizada.