Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  41 / 107 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 41 / 107 Next Page
Page Background

COUPER(1986)

9

, operadores de manipulação de

cargas são freqüentemente treinados num conjunto

de veículos e máquinas que vão de caminhões a

guindastes móveis.

Esta tendência à multiqualificação tem

entretanto sido alvo de resistência de entidades

sindicais em muitos países, que avaliam que esta

medida implica em perda implícita de postos de

trabalho.

O Sr. Bartolomé de Boer, do Serviço das

Indústrias Marítimas da Sede Central da OIT -

Organização Internacional do Trabalho, destacou,

em encontro realizado em Callao, no Peru, as

nece s s i dades de capac i t ação dos países em

desenvolvimento, assinalando que existe uma

popu l ação a capacitar de aprox imadamen te

1 . 200 . 000 t r aba l hado r e s, e para atender a

necessidade de capacitação desta população é

neces sá r io f o rmar aprox imadamen te 35.000

Instrutores Portuários.

A formação de recursos humanos, segundo

ainda o representante da OIT, é vital para pôr em

funcionamento os novos sistemas operativos de

acordo com os avanços tecnológicos capazes de

gerar melhores serviços, mais ágeis e mais seguros.

10

Os dados co l e t ados j un to à CODESP

configuram um quadro de mudanças importante na

quantidade de postos de trabalho dos doqueiros. O

Relatório Anual de 1992 informa que em 1974 a

quantidade de funcionários na CODESP era de

16.287, salientando a redução crescente do quadro

de pessoal pelo qual a empresa vem passando, e

ressaltando os esforços da empresa em reduzir este

quadro de forma a aumentar a produtividade e

"adequar o número de funcionários às suas reais

necessidades"".

O quadro a seguir nos dá a dimensão do

processo em curso.

Dos 181 cargos existentes no Plano de Car-

gos e Salários em vigor na CODESP, um único

cargo, o Trabalhador de Capatazias, responde por

mais de 25% (898 sobre 3538) da perda de postos

de trabalho da CODESP. O Tr aba l hador de

Capatazias é, dentre os cargos operacionais, o de

menor nível de qualificação requerida, e podemos

inferir que a perda de pos t os de t r aba l ho

operacionais está se concentrando nos cargos

menos qua l i f i cados, que estão se t o r nando

desnecessários com a conteinerização.

Durante a fase de levantamento de dados

primários, foi analisada a relação dos contratos em

andamento na CODESP em 30/11/93. Eram 111 os

contratos administrados pela CODESP nesta data.

Foi r ea l i zada uma c a t ego r i z a ç ão que

representasse as principais atividades contratadas

a terceiros, e tivemos o seguinte resultado:

1. Contratos de locação de equipamentos para

utilização nas Operações Portuárias : 17

2. Contratos relacionados à dragagem do

porto: 4

3. Manutenção Operacional: 21

4. Manutenção de equipamentos adminis-

trativos e de apoio : 5

5. Obras e manutenção civil: 9

6. Manutenção elétrica e eletrônica: 8

7. Consultoria em engenharia: 12

8. Consultoria administrativa: 7

Como podemos observar, é elevado o índice

de repasse de atividades a terceiros na CODESP e

está principalmente localizado nas atividades de

manutenção e, em segundo lugar em importância,

na locação de equipamentos operacionais. As

atividades de consultoria também ocupam um papel

importante nas atividades contratadas junto a

terceiros.

Podemos inferir que a diminuição de postos

de t r aba l ho nos quad r os da

CODESP está também fortemente

associada à terceirização de ativi-

dades, o que implica que a perda de

postos de trabalho verificada na

CODESP pode estar sendo com-

pens ada em a l gum nível pelo

surgimento de postos de trabalho nas

empresas contratadas.

A partir do Governo Sarney

foram tomadas algumas medidas no