COUPER(1986)
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, operadores de manipulação de
cargas são freqüentemente treinados num conjunto
de veículos e máquinas que vão de caminhões a
guindastes móveis.
Esta tendência à multiqualificação tem
entretanto sido alvo de resistência de entidades
sindicais em muitos países, que avaliam que esta
medida implica em perda implícita de postos de
trabalho.
O Sr. Bartolomé de Boer, do Serviço das
Indústrias Marítimas da Sede Central da OIT -
Organização Internacional do Trabalho, destacou,
em encontro realizado em Callao, no Peru, as
nece s s i dades de capac i t ação dos países em
desenvolvimento, assinalando que existe uma
popu l ação a capacitar de aprox imadamen te
1 . 200 . 000 t r aba l hado r e s, e para atender a
necessidade de capacitação desta população é
neces sá r io f o rmar aprox imadamen te 35.000
Instrutores Portuários.
A formação de recursos humanos, segundo
ainda o representante da OIT, é vital para pôr em
funcionamento os novos sistemas operativos de
acordo com os avanços tecnológicos capazes de
gerar melhores serviços, mais ágeis e mais seguros.
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Os dados co l e t ados j un to à CODESP
configuram um quadro de mudanças importante na
quantidade de postos de trabalho dos doqueiros. O
Relatório Anual de 1992 informa que em 1974 a
quantidade de funcionários na CODESP era de
16.287, salientando a redução crescente do quadro
de pessoal pelo qual a empresa vem passando, e
ressaltando os esforços da empresa em reduzir este
quadro de forma a aumentar a produtividade e
"adequar o número de funcionários às suas reais
necessidades"".
O quadro a seguir nos dá a dimensão do
processo em curso.
Dos 181 cargos existentes no Plano de Car-
gos e Salários em vigor na CODESP, um único
cargo, o Trabalhador de Capatazias, responde por
mais de 25% (898 sobre 3538) da perda de postos
de trabalho da CODESP. O Tr aba l hador de
Capatazias é, dentre os cargos operacionais, o de
menor nível de qualificação requerida, e podemos
inferir que a perda de pos t os de t r aba l ho
operacionais está se concentrando nos cargos
menos qua l i f i cados, que estão se t o r nando
desnecessários com a conteinerização.
Durante a fase de levantamento de dados
primários, foi analisada a relação dos contratos em
andamento na CODESP em 30/11/93. Eram 111 os
contratos administrados pela CODESP nesta data.
Foi r ea l i zada uma c a t ego r i z a ç ão que
representasse as principais atividades contratadas
a terceiros, e tivemos o seguinte resultado:
1. Contratos de locação de equipamentos para
utilização nas Operações Portuárias : 17
2. Contratos relacionados à dragagem do
porto: 4
3. Manutenção Operacional: 21
4. Manutenção de equipamentos adminis-
trativos e de apoio : 5
5. Obras e manutenção civil: 9
6. Manutenção elétrica e eletrônica: 8
7. Consultoria em engenharia: 12
8. Consultoria administrativa: 7
Como podemos observar, é elevado o índice
de repasse de atividades a terceiros na CODESP e
está principalmente localizado nas atividades de
manutenção e, em segundo lugar em importância,
na locação de equipamentos operacionais. As
atividades de consultoria também ocupam um papel
importante nas atividades contratadas junto a
terceiros.
Podemos inferir que a diminuição de postos
de t r aba l ho nos quad r os da
CODESP está também fortemente
associada à terceirização de ativi-
dades, o que implica que a perda de
postos de trabalho verificada na
CODESP pode estar sendo com-
pens ada em a l gum nível pelo
surgimento de postos de trabalho nas
empresas contratadas.
A partir do Governo Sarney
foram tomadas algumas medidas no