Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  39 / 107 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 39 / 107 Next Page
Page Background

Como podemos ver pelo quadro, os principais

elementos indutores de vantagem competitiva na

industria portuária hoje são a tecnologia e o

know-

how.

Ou seja, a visão das operações portuárias

como forte mão-de-obra intensiva é algo em fase

terminal

Conteinerização: a indústria portuária se

torna capital-intensiva

NISHIZAWA( 1992) afirma que o transporte

conteinerizado foi visto pela primeira vez no

transporte marítimo internacional em 1966, com o

navio conteiner modificado Estados Unidos,

distribuído em serviço transatlântico, carregando 226

unidades de conteineres de 35 pés

3

.

COUPER(1986) explica que o ímpeto inicial

no sentido da mecanização nos portos data de

meados dos anos 40, a partir da América do Norte

e oeste europeu, que detinham os mais altos custos

com mão-de-obra. Entretanto, as maiores pressões

pela unitarização e conteinerização vieram a partir

das companhias com linhas regulares de carga, a

partir dos anos 60. Essas companhias perceberam

que o tempo de permanência nos portos estava

continuamente crescendo e em algumas rotas

constituía aproximadamente 60% dos custos de

operação.

4

HIROMOTO(1992) afirma que as principais

características que foram proporcionadas pela

conteinerização foram as seguintes:

"a. À medida que os tipos de carga tornam-

se padronizados, torna-se mais fácil usar diversos

sistemas de transporte;

b. Como resultado, as manobras de carga têm

sido feitas com maior rapidez, e o fluxo do transporte

porta-a-porta tem apresentado grandes melhorias;

c. Como houve redução no tempo das

manobras de carga, tornou-se possível aumentar o

tamanho das embarcações e reduzir os custos,

aproveitando o transporte em larga escala;

d. A embalagem dos produtos foi simplificada,

e o peso da carga diminuiu. Reduziram-se os danos

causados às embalagens por vermes, ratos e umidade;

os prêmios de seguro também sofreram redução;

e. Devido à padronização e automatização da

documentação de transporte, o processo burocrático

tornou-se melhor e mais rápido;

f. As manobras de carga foram padronizadas;

reduziu-se a mão-de-obra e o uso de equipamentos

de grande porte."

5

A con t e i ne r i zação o f e r ece grande

flexibilidade no manuseio de cargas. O conceito de

unitarização permite que as mais variadas cargas

possam ser transportadas a partir de um volume

padronizado, agilizando os processos de

manipulação de cargas e acarretando as vantagens

acima citadas. Podemos afirmar que, depois do

surgimento dos portos organizados e da adoção de

guindastes para man i pu l ação de carga, a

conteinerização é a mais importante mudança

ocorrida na história da indústia portuária.

O transporte marítimo responde hoje por 90%

do transporte de carga no comércio internacional

6

.

O crescimento da importância do transporte de carga

por via marítima acentuou-se a partir da década de

sessenta e acarretou transformações radicais de

natureza organizacional e tecnológica nas

organizações portuárias.

Segundo COUPER(1986), de 1970 a 1981 o

tráfego de mercadorias movimentadas em

containeres em nível mundial cresceu de 47 milhões

de toneladas para 280 milhões de toneladas, numa

taxa anual de crescimento de

18,5%

7

.

O g r á f i co ao lado

apresenta o desempenho do

Porto de Santos na movi-

mentação de conteineres.

Como podemos verificar

pelo gráfico, o Porto de Santos

parece estar com sua capa-

cidade de manipulação de

carga conteinerizada estran-

gulada, haja visto que o volume