Como podemos ver pelo quadro, os principais
elementos indutores de vantagem competitiva na
industria portuária hoje são a tecnologia e o
know-
how.
Ou seja, a visão das operações portuárias
como forte mão-de-obra intensiva é algo em fase
terminal
Conteinerização: a indústria portuária se
torna capital-intensiva
NISHIZAWA( 1992) afirma que o transporte
conteinerizado foi visto pela primeira vez no
transporte marítimo internacional em 1966, com o
navio conteiner modificado Estados Unidos,
distribuído em serviço transatlântico, carregando 226
unidades de conteineres de 35 pés
3
.
COUPER(1986) explica que o ímpeto inicial
no sentido da mecanização nos portos data de
meados dos anos 40, a partir da América do Norte
e oeste europeu, que detinham os mais altos custos
com mão-de-obra. Entretanto, as maiores pressões
pela unitarização e conteinerização vieram a partir
das companhias com linhas regulares de carga, a
partir dos anos 60. Essas companhias perceberam
que o tempo de permanência nos portos estava
continuamente crescendo e em algumas rotas
constituía aproximadamente 60% dos custos de
operação.
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HIROMOTO(1992) afirma que as principais
características que foram proporcionadas pela
conteinerização foram as seguintes:
"a. À medida que os tipos de carga tornam-
se padronizados, torna-se mais fácil usar diversos
sistemas de transporte;
b. Como resultado, as manobras de carga têm
sido feitas com maior rapidez, e o fluxo do transporte
porta-a-porta tem apresentado grandes melhorias;
c. Como houve redução no tempo das
manobras de carga, tornou-se possível aumentar o
tamanho das embarcações e reduzir os custos,
aproveitando o transporte em larga escala;
d. A embalagem dos produtos foi simplificada,
e o peso da carga diminuiu. Reduziram-se os danos
causados às embalagens por vermes, ratos e umidade;
os prêmios de seguro também sofreram redução;
e. Devido à padronização e automatização da
documentação de transporte, o processo burocrático
tornou-se melhor e mais rápido;
f. As manobras de carga foram padronizadas;
reduziu-se a mão-de-obra e o uso de equipamentos
de grande porte."
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A con t e i ne r i zação o f e r ece grande
flexibilidade no manuseio de cargas. O conceito de
unitarização permite que as mais variadas cargas
possam ser transportadas a partir de um volume
padronizado, agilizando os processos de
manipulação de cargas e acarretando as vantagens
acima citadas. Podemos afirmar que, depois do
surgimento dos portos organizados e da adoção de
guindastes para man i pu l ação de carga, a
conteinerização é a mais importante mudança
ocorrida na história da indústia portuária.
O transporte marítimo responde hoje por 90%
do transporte de carga no comércio internacional
6
.
O crescimento da importância do transporte de carga
por via marítima acentuou-se a partir da década de
sessenta e acarretou transformações radicais de
natureza organizacional e tecnológica nas
organizações portuárias.
Segundo COUPER(1986), de 1970 a 1981 o
tráfego de mercadorias movimentadas em
containeres em nível mundial cresceu de 47 milhões
de toneladas para 280 milhões de toneladas, numa
taxa anual de crescimento de
18,5%
7
.
O g r á f i co ao lado
apresenta o desempenho do
Porto de Santos na movi-
mentação de conteineres.
Como podemos verificar
pelo gráfico, o Porto de Santos
parece estar com sua capa-
cidade de manipulação de
carga conteinerizada estran-
gulada, haja visto que o volume