qualidade boa o suficiente para este tipo de
reprodução. Já para um fotógrafo que atua na área
social (casamentos por exemplo) e fornece
álbuns de fotografia para seus clientes no
tamanho 24x30cm, a qualidade final não seria
a me sma que a ob t i da pelo p r oce s so
convencional. Se analisarmos o retorno do
investimento para os dois casos acima,
somente em termos de economia de filme
fotográfico, no primeiro caso este será muito
mais rápido.
Con s i de r ando as vantagens na
utilização da imagem digital, temos como
alguns dos fatores a instantaneidade e a possibilidade
de transmissão remota, que a tornam essencial para
fotojomalismo.
A facilidade de "manipulação" da imagem
digital é uma vantagem considerável, pois permite
ao fotógrafo novas soluções criativas por meio da
manipulação digital, criando novas imagens a partir
de imagens já existentes ou combinando múltiplas
imagens em uma única.
O investimento necessário é alto e deve ser
cuidadosamente planejado, examinando-se os
requisitos de qualidade de imagem desejada
(resolução, definição e cor), sistema de computador
(plataforma, capacidade e velocidade), manipulação,
saída (impressão), arquivo das imagens. Devemos
levar em conta o custo do sistema existente
(convencional) e o ganho em tempo, mão-de-obra
e material. O retorno do investimento deve ser
analisado sob dois aspectos. No caso de um estúdio
fotográfico que produz trabalhos para utilização
interna (estúdio de agência, por exemplo), a
diminuição de custos é fator predomi-nante. No caso
de um estúdio foto-
gráfico que fornece
serviços a clientes, o
lucro é o fator pre-
ponde r an t e, pois
este lucro muitas
vezes é indireto, ou
seja, mais clientes
procuram o estúdio
pelo diferencial de
serviço oferecido,
no caso fotografia digital.
Entrevistas e pesquisas mostram que os
fotógrafos estão migrando para fotografia digital de
forma gradual e não abrupta. De um modo geral os
fotógrafos começam pela utilização da fotografia
digital de 2
a
geração (fotografia digital obtida pelo
escaneamento de imagem fotográfica convencional,
obtida em filme), devido à facilidade de sua
manipulação e pelo fato de as câmeras digitais terem
um custo tão elevado quanto um sistema de
computador para manipulação de imagens.
Com a aquisição de uma câmera digital se
faz necessária a compra de um sistema de com-
putador, mas pa-
ra poder mani-
pular uma ima-,
gem digital a
compra de uma
câmera digital
não é neces-
sária, pois o
fotógrafo con-
tinua a fotogra-
far em filme e
manda
suas
fotos a um
bu-
reau
para serem
escaneadas.
O u t r o
fator que leva a
esta preferência
é que até uma determinada ampliação (não muito
grande, dependendo do equipamento utilizado) da
imagem fotográfica digital, obtida em câmera digital,
a quali-dade é boa o suficiente, mas para ampliações
maiores, há falta de qualidade e, no caso da imagem