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Seria um trabalho de crítica, porque a essa

sim é que cabe o papel de analisar a emoção

despertada (ou não) pela obra de arte. Sem dúvida

alguma não passaria pela cabeça de ninguém, nem

na de Doc Comparato, cobrar de Leonardo da Vinci

o fato de a Mona Lisa, com seu sorriso inescrutável,

não analisar a emoção que, ao longo dos séculos,

vem despertando nos que a contemplam.

Finalmente, caberia uma consideração

quanto à imputação de ausência de originalidade

atribuída aos criativos, para finalizar com o

trabalho à la Jack, o Estripador.

Não é o fato de se reciclar coisas que

caracteriza a ausência de originalidade, mas sim

como se combina ou se trata de tais 'coisas'.

Depende, inclusive, do contexto.

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Poucos negariam a Andy Warhol a

originalidade em reciclar a embalagem da sopa

Campbell's ou a Roy Lichtenstein em reciclar

comics.

Ou a Marcel Duchamp, ao elevar objetos

comuns, em seus

ready-mades,

ao

status

de arte.

E quanto à originalidade dos criativos

brasileiros, esta já foi passada em julgado por mais

de um tribunal internacional.