tica é a forma de proceder ou de se comportar do
ser humano no seu meio social, sendo portanto uma
relação intersocial do homem, e seus parâmetros são
as condutas aceitas no meio social. A palavra ética
vem do grego ETHOS que significa: modo de ser,
caráter enquanto forma de vida do homem.
A ética tem raízes no fato da moral como
sistema de regulamentação das relações intersociais
humanas e se assenta em um modo de compor-
tamento. Portanto, a ética é uma ciência da moral
e pode ser definida como: a teoria ou ciência do
comportamento moral dos homens em sociedade,
conforme Vasquez (1993).
Podemos, também, divid-la em: ética nor-
mativa, que são as recomendações, e ética teórica,
quando explica a natureza da moral relacionada às
necessidades sociais.
Como teoria, a ética estuda e investiga o
comportamento moral dos homens, tendo seu valor
como teoria naquilo que explica, e não no fato que
recomenda ou prescreve (Vasquez,1993) e, quanto
a sua história, podemos adotar a divisão, também
de Vasquez (1993), entre muitas, por ser a que
entendemos mais clara, e que é a seguinte: ética
grega, ética cristã, ética moderna e ética
contemporânea.
Ética Grega:
As primeiras referências sobre ética ocor-
reram na Grécia, destacando-se as doutrinas dos
mais conhecidos filósofos.
Sócrates- 470 a 399 a.C - A ética sócratica é
racionalista, exaltando a bondade, a virtude em busca
da felicidade, sendo este o bem maior a ser al-
cançado. Sua máxima era:" conhece-te a ti mesmo"
para agir bem.
Platão - 427 a 347 a.C - Sua ética está ligada
à política e, também como seu mestre Sócrates, é
racionalista e sua tese é a da virtude, objetivando o
bem. O homem só é bom se for cidadão. Há uma
necessidade da existência do Estado para a per-
feição ética. Na sua A República, Platão elabora
um Estado perfeito, tendo por base os seus
conceitos da alma (metafísicos ).
Aristóteles - 384 a 322 a.C - Como discípulo
de Platão, possuía uma ética também ligada à
política, pois para ele somente através da sociedade
política poderia ser alcançada a felicidade. Para
ele, o homem é um animal político e social, e somente
o homem-cidadão pode ser bom ou sábio.
Aristóteles tinha uma nova forma de ensinar.
Fundou o Liceu, onde dava aulas ao ar livre, andando
pelo jardins enquanto explicava. Por isso seus
alunos eram chamados de peripatéticos, "os que
gostam de passear". A ética aristotélica também
exalta a razão e a virtude para alcançar a felicidade.
Com o desmantelamento do antigo mundo
grego-romano, e a conseqüente perda de autonomia
do Estado, e a queda dos grandes impérios,
surgiram o estoicismo e o epicurismo. Para os
estoicos (Zenão na Grécia e Sêneca em Roma ) o
bem supremo era viver de acordo com a natureza
e de acordo com a razão. Deus é criador e coorde-
nador do cosmos. Há uma exaltação da auto-
suficiência. Os epicuristas ( Epicuro ) também
exaltavam a autosuficiência, mas são libertos da
divindade. O prazer é o bem supremo.