Julho_2006 - page 117

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agosto
d e
2 0 0 6 – Revista da ESPM
GOL
linhas aéreas inteligentes
mercados globais para se viabilizar
ou quando existem frágeis barreiras
à entrada de novos concorrentes, o
que justificariaum rápidomovimento
paraalém-fronteiras,comoprevenção
a novos entrantes. Já a realização de
economiasdeescalaouaprendizado
ocorre quando o aumento da escala
operacional dá ensejo a ganhos de
escala na produção, marketing ou
distribuição,ouainda,quandosepode
diluir custos sobre uma base mais
ampla de vendas. Por outro lado, a
expansão internacionalpodeoferecer
vantagens de localização relativas a
custos decorrentes demelhor acesso
amatérias-primas, menores custos
de mão-de-obra, disponibilidade
deenergiaeproximidadedeclientes-
chave.Ao longodeste textoserãoexa-
minadas quais das condições acima
sãoaplicáveis aocasodaGOL.
A internacionalização de empre-
sas aéreas de baixo custo, como
alternativa de expansão, ainda
não é matéria de consenso na
indústria, sendo que o impeditivo
fundamental a cerceá-las seria que
a simplificação de serviços a elas
inerente seria incompatível com as
exigênciasmínimas deconfortoem
etapas que não sejam de curtas ou
médias distâncias.
Por outro lado, diferentemente do
que ocorre na Europa Ocidental, os
destinos internacionais de médio
curso,apartirdoBrasil,sãoquaseque
invariavelmente pouco atrativos para
as empresas aéreas, seja pela baixa
densidadede tráfego, sejapelobaixo
preço praticado ou pelo excesso de
oferta de serviços. Esse “nó górdio”
foidesatadopelaGOL,comaçõesde
grandecriatividadeestratégica, como
adiante serádescrito.
Início e
desenvolvimento
daGOL
A Gol Transportes Aéreos iniciou
suas operações em 16 de janeiro
de2001, adotandoummodelo
low
cost
,
low fare
, numa conjuntura
totalmentehostil a empresas aéreas
nascentes. Assim, o ambiente seto-
rial era dominado por grandes e
tradicionaisempresas;haviaexcesso
decapacidade instalada;osconcor-
rentes internacionais sufocavam as
empresas brasileiras operando no
segmento internacional; os com-
petidores eram, acentuadamente,
diversos; ademandacresciaapenas
Por outro lado, diferentemente do que ocorre naEuropa
Ocidental, os destinos internacionais demédio curso, a
partir doBrasil, são quase que invariavelmente pouco
atrativos para as empresas aéreas.
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