Julho_2006 - page 122

132
R e v i s t a d a E S P M –
julho
/
agosto
de
2006
Case-Study
demanda, foi introduzida uma escala
intermediáriaemPortoAlegre(segundasa
sextas-feiras)eemFlorianópolis(sábados
edomingos),oqueaumentou,significa-
tivamente,asuademanda.
AGOL contava ainda a seu favor a
enormeconectividadedesuamalha,
especialmenteapartirdeGuarulhose
Galeão.Tantoeraassim,quecercade
um terço da demanda dos serviços
deeparaBuenosAireseracomposta
porpassageirosorigináriosdeoutras
cidades brasileiras, que não Rio de
Janeiroou São Paulo.
As bem-sucedidas ações no campo
tático foram feitas graças a uma
vantagem competitiva estratégica
representadapelaaltaconectividade
da sua malha, pela superioridade
de sua gestão, apoiada em infor-
mações
online
sobre sua receita,
e sobre um sistema de custeio de
suas operações, também feito de
forma imediata. Emoutraspalavras,
a empresa apresentava vantagens
competitivas operacionais na gestão
desuas receitasecustos,assimcomo
na sua flexibilidade em se ajustar às
condições gerais do mercado. Não
háaqui, propriamente, heterodoxias
em relação às melhores práticas da
indústria.
A expansão
internacional
daGOL: Bolívia
Entreoutrospaíses sul-americanos, a
Bolívia tem sido ummercado onde
asempresasaéreas tradicionalmente
perdem dinheiro. As razões são
simples: baixademanda ebaixoPIB
per capita.
ABolívia temuma população esti-
madaem8,9milhõesdehabitantes
eumPIB
per capita
anual de apenas
US$ 1,150 em valores nominais e
US$ 2,700, pelo método da pari-
dade do poder de compra (2004
World Fact Book – CIA). Ou seja,
o país é pequeno e pobre, sendo
que os preços de produtos cota-
dos em dólares americanos são
extremamente caros para a popu-
lação local.
Novamente, o aumento
da oferta de assentos
pôde ser feita graças a
uma redução da partici-
pação da VARIG.
F
F
Um serviço aéreo direto, unindo LaPaz, SantaCruz de
la Sierra a SãoPaulo eRio de Janeiro, como fazia ante-
riormente a VARIG, significava alocar uma aeronave diária
àquela operação, assim como seus respectivos custos.
1...,112,113,114,115,116,117,118,119,120,121 123,124,125,126,127,128,129,130,131,132,...136
Powered by FlippingBook