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/
agosto
d e
2 0 0 6 – Revista da ESPM
GOL
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consultados
Mauricio
EmboabaMoreira
Professor da ESPM
Gol TransportesAéreos
Diretor dePlanejamento e Estatística
Poroutro lado, aaeronaveque seria
utilizada para ligar Porto Alegre a
Córdoba tinhaumadisponibilidade
de três freqüênciassemanais (apenas
quatro eram então usadas). Essa
ociosidade foi usada para realizar
serviçosparaRosário, sobomesmo
regime legal (AcordodeFortaleza) e
sob os mesmos critérios de custeio
(considerando-se apenas os custos
variáveis).
Conclusões
Conformesedemonstrou,aempresa
objeto deste estudo promoveu um
processodeexpansão internacional
buscandoaumentarsuaparticipação
nomercado,ampliaro retornosobre
o investimentoe realizareconomias
de escala. Não houve motivações
relacionadas com explorar vanta-
gensde localização.Cumpriram-se,
assim, trêsdospropósitos genéricos
mencionados acima.
Ao fazê-lo, a GOL perseguiu a sua
estratégia original de liderança do
custo total nocontextodeempresas
aéreas,usando intensamenteassuas
vantagenscompetitivassustentáveis,
em especial as relacionadas com a
capacidade de oferecer serviços a
um baixo preço, dirigido a públi-
cos sensíveis e preço em perfeita
adequaçãocomo tipode suasaero-
naves,demonstrandoelevado senso
de oportunidade. Sua flexibilidade
estratégica foi confirmada pela
capacidade em ajustar o modelo
low cost
,
low fare
, de forma a ex-
plorar aomáximoas oportunidades
supervenientes, e na inventividade
do uso das diferentes ferramentas
jurídico-legaispara levaracaboseus
propósitos.
Os resultados reforçaram suaelevada
rentabilidade, pela realização de
receitas adicionais com investi-
mentosdesprezíveis, garantindo-lhe
também uma posição estratégica
invejável, com presença expressiva
em países vizinhos. Porém, omais
surpreendenteéqueesses resultados
foramconquistados empoucomais
de um anode operação na região.
Expansão futura
Este caso descreve o processo de
expansão da Gol na América do
Sul, comoúnica alternativa externa
possível, dadas as características
das aeronaves da empresa. O acerto
dessaestratégia foiconfirmadopelos
próprios resultados obtidos e tam-
bémpeladeterioraçãocrescenteda
situação daVarig.
A pergunta que fica, naturalmente,
é o que a Gol deverá fazer daqui
para frente,paracontinuarcrescendo,
principalmentenaárea internacional.
Que mercados ainda restam para
serem explorados na América do
Sul? Conseguirá a Gol fomentar
suficientemente a demanda nesses
mercados?Seráqueumanovaalter-
nativa criativa será idealizada?
-
ES
PM
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1...,117,118,119,120,121,122,123,124,125,126 128,129,130,131,132,133,134,135,136
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