Julho_2006 - page 82

Manolita
Correia Lima
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julho
/
agosto
d e
2 0 0 6 – Revista da ESPM
cionais na tentativa de proteger
um setor que exerce múltiplas in-
fluências sobreopaís, a cultura e a
identidade dopovo.
3
Superioridade da edu-
caçãopúblicasobreaprivada
–Na sociedade brasileira há relativo
e pesquisadores, de formar quadros
capazes de responder às exigências
do desenvolvimento econômico do
país,dedesenvolveredivulgaraC&T.
Grandepartedoêxitodesta trajetória
se deve ao estabelecimento de pro-
gramas de cooperação internacional
que envolveram as universidades
públicas, Ministérios e as agências
governamentais (CAPES,CNPq,ABC,
Fapesp,Faperj,Fapergs,Fapemigetc.).
Por tudo isto,osmelhoresestudantes
ainda ambicionam freqüentar as
universidades públicas.
3
Faturamentodosistemade
educação superior privado
– O faturamento do ensino supe-
rior privadonoPaís não excedeuR$
14,5 bilhões, em 2004. Inobstante,
a população formada de estudantes
commaiorpoderaquisitivo (em tese,
aquelamais vulnerável às griffes do
setor educacional) não ultrapassa
2%. E este grupo é responsável por
apenasR$2bilhõesda totalidadedo
faturamentoanual –montantemuito
modestopara justificarrápida invasão
de grupos empresariais que desejam
investirnosetoreducacionalbrasilei-
ro! (HOPEREducacional, 2005).
3
Amadorismo na gestão
das IES privadas – Embora haja
indícios de que investidores finan-
ceiros e fundos de investimento
tenham planos de participar do
mercado educacional brasileiro,
hápoucas notícias sobre a formali-
zação de grandes negócios no se-
tor. Os administradores de fundos
sabemqueomercadoeducacional
brasileiro ainda faz uso de estraté-
giasdegestãomuitoamadorasede
pouca transparência contábil. Não
raro, além de superestimarem o
valordasorganizações,osmantene-
consenso sobreo fatodeaeducação
públicaserqualitativamentesuperiorà
educaçãoprivada.Porquê?Atémuito
recentemente,asuniversidadespúbli-
cas tinhamaresponsabilidadedecriar
e consolidar os programas de pós-
graduaçãostrictosensu,de investirna
formação acadêmica de professores
Nasociedadebrasileirahá relativoconsensosobreo fato
deaeducaçãopúblicaser qualitativamentesuperior à
educaçãoprivada.
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