Globalização ou
internacionalização
88
R e v i s t a d a E S P M –
julho
/
agosto
de
2006
dores resistem aos critérios técnicos,
adotados nos processos de avaliação
comprometidosemestimarovalorde
mercadodas IES.Fatosquedesencora-
jamos investidores internacionais.
3
Reduçãodonúmerodeestu-
dantesemidadedefreqüentar
cursossuperiores–Considerando
o período 2005-2010, estima-se que
o crescimento populacional na faixa
etáriade18a24anosencolherá24%,
reduzindo a população com algum
potencial de investir em formação
superior. Talvez isto ajude a explicar
por que as estimativas apontam que
ocrescimentodademandadoensino
médio não ultrapassará 0,6, isto é, o
País evoluirá dos atuais 10,3milhões
dealunosmatriculadosnoensinomé-
dio, para10, 6milhõesdealunos em
2010 (HOPEREducacional, 2005).
3
Limitações financeiras e
dificuldades no pagamento
demensalidade escolar – Entre
2000 e 2005 o poder de compra dos
trabalhadores brasileiros foi reduzido
em 25%. Em parte, isto explica o fato
de 63% do aluno do ensino superior
privado terem renda familiar abaixode
10salários-mínimos.Odesempregode
jovens (18 a 24 anos) representa 18%
– aspectos que dificultam a obtenção
de renda capaz de viabilizar o investi-
mentoemeducaçãosuperior.Com isso
(HOPEREducacional,2005):
w
Ovalormédiodasmensalidades
doscursosdegraduação foi reduzido
(houve uma queda real de 1,2% em
2004,com relaçãoaovalormédiode
2003);
w
O percentual de inadimplência
no setor educacional permanece três
ouquatrovezesmaiordoqueaquele
encontrado em outros setores da
economia (sóem2004,a inadimplên-
ciacausouprejuízoequivalenteaR$
650milhões).
w
Para competir por 100% dos
candidatosda regiãoemqueestá ins-
talada,amédiademensalidadeprati-
cadapordeterminada IESnãopoderá
Osistemadeeducação
superior brasileirosofreu
inegável influênciada
concepçãodeuniversi-
dade alemã (humboldtiana)
e francesa (napoleônica),
submetidas aos interesses
dopaís e subjugadas ao
controledoEstado.
F
Odesemprego de jovens
(18 a 24 anos) represen-
ta 18%
–
aspectos que
dificultam a obtenção
de renda capaz de viabi-
lizar o investimento em
educação superior.
F