Vivian Iara
Strehlau
e Suzane
Strehlau
95
julho
/
agosto
d e
2 0 0 6 – Revista da ESPM
umcontextomercadológicosãopoucos
os trabalhos que estudam especifica-
mente apercepção e, considerando-se
acultura,existemaindamenosestudos.
Aqui estão apresentadas algumas das
idéiasencontradas,principalmentecom
relaçãoàvisãoeaoolfato.
Visão
Avisão temnacorumdeseuscompo-
nentesmais importantese,portanto,é
fundamentalsuaadequaçãoàsneces-
sidadespsicológicasdevendaedeuso
deumproduto.Nãohádúvidadeque
a visão é uma importante forma de
obtençãode informaçãodoambiente,
eascoresdespertamsensaçõese lem-
brançasnoconsumidor,constituindo-
se em “dicas” (fontes de informação)
queeleusapara formaruma imagem
preliminar, atravésde seus logos, em-
balagense
displays
(SCHIMITTePAN,
1994).Alémdeste primeironível de-
terminanteda leiturade combinação
de cores, estas também atuam como
elemento de sugestão. A impressão
psicológica, criadapor uma imagem,
depende, fundamentalmente, da cor,
queéuma linguagem individual; cada
pessoa responde a ela de forma di-
ferente,muitoemfunçãodeinfluências
culturais.
Umapesquisa intercultural, realizada
em oito países diferentes (inclusive
com o Brasil), estudando as per-
cepções de cada um com relação às
cores, obteve algumas informações
interessantes:algumascoressão forte-
menteassociadascommarcas, como
Coca-Colacomvermelhoeazul com
IBM, verde e branco com Canada
GingerAle.Apesquisamostrou tam-
bémquediferençasnapreferênciapor
coreseseusentidoatravésdediferentes
culturaspodemexplicardiferentes per-
cepções de imagem de uma marca.
Osautoresexemplificamqueoverde
e branco do Canada Ginger Ale é
mais positivo em nações ocidentais,
enquanto o azul da IBM seria posi-
tivoemqualquer cultura, dadooque
denominam“FenômenoAzul”;assim
chamadoporqueoazul équase sem-
preapontadocomoacor favorita.No
estudo apresentado, o azul lidera as
preferências,sendoescolhidocomoa
cor favorita em cinco dos oito países
pesquisados e nos demais três, ficou
em segundo lugar napreferência.
Osentidodascoresadvémtambémdo
elementoculturalesocialemquesão
observadas.
Alguns exemplos :
v
NoOcidente, o preto representa luto; no
Japão essa representação se dá pelo branco,
que aqui representa pureza.
v
Púrpura, no Japão, China eCoréia, é cor de
produtos caros, enquanto nos EstadosUnidos é
reservada a produtosmais baratos.
v
Apesardoefeitoazulmencionadoanterior-
mente, algumas regiões daÁfrica e daChina
consideram o azul como uma cor que traz azar.
v
O verde, nos EstadosUnidos, é considerado a
cor da aventura, enquanto empaíses europeus
é visto como saúde e vitalidade. Nos países
árabes guarda forte relação com o islamismo.
v
O vermelho, para os budistas, é para es-
crever o nome de pessoas falecidas; portanto,
não deve ser usado para escrever cartões de
visita, folhetos oudocumentos. NaÁfrica, essa
cor é associada combruxaria.
v
NaChina,overmelho,emconjuntocomodourado,
éacordaelegânciaedavida,poiséacordosangue,
trazendosorteparaasnoivas,quesevestemdessacor.
O sentidodascores