Julho_2006 - page 96

Diplomacia
Corporativa
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R e v i s t a d a E S P M –
julho
/
agosto
de
2006
demercadosexternos.Alémde suas
competências habituais, relacionadas
aoconhecimentodeambientes,cultu-
ras epolíticas externas, as empresas
irãodemandarespecialistas também
emmarketing internacional.
Vale ressaltarque, alémdemultidis-
ciplinar, o curso da ESPM buscará
ensinar o estudante a “andar com
asprópriaspernas”. Emoutraspala-
vras, equipá-lo para a transposição
de conhecimento que o permitirá
adaptar-se às situações concretas
de ação e decisão que marcarão
sua carreira como gestor. Para isso,
o curso fará com que seus alunos
desenvolvamprojetosconcretosque
possam ser utilizados em situações
reais,não sócapacitando-osparaas
diversas tarefas e situações cotidia-
nas,masadicionandocompetências
comoflexibilidadeecapacidadede
gestãoeumapreparaçãoespecífica
paraelaborareprogramarestratégias
demarketing.
Tipode
Profissional
O profissional que a ESPM tem
comoobjetivo éode
formar jovens
profissionaisdotadosdecapacidade
executiva e empreendedora, aptos
a ocupar cargos iniciais nas áreas
comerciais eadministrativas deem-
presas voltadas paraocomércioex-
teriore/oudecarátermultinacional,
com operações em vários países,
bem como de pequenas e médias
empresasquedesejemampliar suas
perspectivasdenegócio,engajando-
se no esforço exportador.
Posicionamento
doCurso
Até meados dos anos 90, havia
no Brasil somente dois cursos de
Relações Internacionais: um em
BrasíliaeoutroemSãoPaulo.Hoje,
segundo dados do Ministério da
Educação,contamoscom84cursos,
17 deles na capital paulista.
No caso específico da ESPM, o
curso foi desenhado de tal forma
que, além da formação de um
Diplomata Corporativo, conta com
o diferencial de ter em sua matriz
curricular a ênfase emmarketing e
negócios.
Não é do conhecimento desta IES
(Instituição de Ensino Superior) a
existência de cursos que impri-
mam a referida ênfase ou cursos
que confiram especial atenção
à essa nova demanda, isto é, de
contribuir para formar profissionais
em condições de atuar no setor
externo, disputando espaço de
mercado de automóveis, aviões,
cachaçasesucosdemarcaspróprias
edeprofissionais comexpertiseem
marketing internacional. Esta é a
razão pela qual amatriz curricular
proposta atribui especial atenção
na área de negócios com eixos
dedicados às relações e negócios
internacionais; marketing e comu-
nicação;modelagemdenegócios e
economia, eixos diferenciados dos
cursos já existentes no “mercado
educacional”.
Ocurso foi concebidoparaquenão
haja fragmentaçãoe simarticulação
de uma forma integrada. Assim, o
curso levará em conta os seguintes
princípios:
Do ponto de vista con-
creto, omercado de
trabalhoparaograduado
emRelações Interna-
cionais consiste de
empresas privadas,
empresas demarketing
e comunicação, agên-
cias governamentais,
instituições interna-
cionais, organizações
não-governamentais,em-
presas de consultoria e
instituições financeiras
que a cada dia aumen-
tam sua demanda por
profissionais capazes
de analisar “relações
internacionais”.
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