Sérgio
PioBernardes,
Alexandre
Mathias
e José
Eisenberg
103
julho
/
agosto
d e
2 0 0 6 – Revista da ESPM
v
Construir o
conhecimento do
conhecimento que
servirá para en-
frentar riscos.
v
Promover o
conhecimento
capazdeapreender
problemasglobais
e fundamentais.
v
Reunir e organi-
zar conhecimen-
tos dispersos nas
ciências humanas.
v
Mostrar como
todas as partes do
mundo se tornaram
solidárias.
v
Ensinar princí-
pios de estratégia
que permitam en-
frentar os impre-
vistos, o inespera-
do e a incerteza.
v
Ensinar a com-
preensãomútua
entre os seres
humanos.
v
Compreender
o desenvolvi-
mento conjunto
das autonomias
individuais, das
participações
comunitárias e da
consciência de
pertencer à es-
pécie humana.
1
a
fase
2
a
fase
3
a
fase
4
a
fase
5
a
fase
6
a
fase
7
a
fase
8
a
fase
Curso deRelações
Internacionais com
ênfase emMarketing
Pesquisa, estágio e
resolução de cases
internacionais
Pesquisa, estágio e
gerência da comuni-
cação commercados
internacionais
Projeto de pesquisa,
estratégia e diplomacia
nos negócios
Finanças demercado
e gestão demarcas
internacionais
Planejamento estratégico
demarketing internacional
Acordos, avaliação
econômico-financeira
e relações jurídicas
internacionais
Estratégias demarketing
e ambiente de negócios
internacionais
Relações internacionais
e comércio exterior
O curso foi concebidode forma espiral onde
cada fase se complementa, uma após a outra