Maio_2003 - page 112

Revista daESPM –Maio/Junho de 2003
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“OMundoemComunicação”,deSilvanaGontijo, traçaumperfilanalíticoda
históriadacomunicaçãonoBrasilenomundo.
Parcialmente financiadopelaEmbratel,quesebeneficiadas leisde incentivoàcultura,
oprimeiroatrativodessebelo livrodeSilvanaGontijoéoseupreço.Nenhum livrodearte
similar, nas livrariasbrasileiras, poderáser adquiridopormenosdeR$100.
Opatrocínio,contudo,nãoprejudicaaqualidadeeditorialdessaobraquepretendecobrir
nadamenosdoqueahistóriadacomunicaçãoemtodoomundo,comfocoespecialnoBrasil.
Dandoapalavraàautora: "Nãopretendo, nesse livro, discutir aorigemdouniverso, o
BigBang, seDeuscriouaTerraouqualqueroutromitode formaçãodoUniverso.Aanálise
queme interessaésobreaversãosegundoaqualomundoémundodesdeomomentoem
quealguémcomeçouacontar oqueestavavendoaoseu redor paraalguémqueentendia
oqueestavasendocontado.Esseprocesso [acomunicação]crioumaisdoqueosignificado
demundo, naquelemomento..."
O
MUNDO EM COMUNICAÇÃO
tem introdução do jornalista Zuenir Ventura e está
dividido nos seguintes capítulos: A fala, a escrita, a escrita evolui, a prensa, jornais e
periódicosemeiosdecomunicaçãodemassa.Naspáginas finais, háum interessante–e
útil "Atlas Brasileiro da Comunicação", no qual especialistas de cada Estado brasileiro
fazemumhistóricododesenvolvimentodacomunicaçãoemsuas regiõesedescrevemos
recursosatuaisdecadaum.
OMUNDOEMCOMUNICAÇÃO
MargemEditora,
RiodeJaneiro, 2003
299p. –R$68,00
SilvanaGontijo
O livro ensina que o consumidor atual é semelhante ao centauro, um consumidor
híbridoque interagenomundo realenomundovirtual, combinandoasnovas tecnologias
revolucionárias com os eternos desejos emotivações humanos. Os autores explicam
as características desses novos consumidores, assim como as novas estratégias de
convergência e a arquitetura organizacional necessária para alcançá-los.
MarketingdeConvergênciamostracomo redirecionar, ouconvergir, a tecnologia,
o marketing e a estratégia comercial para o consumidor centauro e para a
transformação organizacional. Processos, estruturas, pessoas – como alinhar sua
empresa para atender aosmelhores clientes.
Yoram (Jerry) Wind é professor da Cátedra Lauder e de Marketing, diretor-
fundador daWharton Fellows in e-Business Program. Prestou consultoria amuitas
empresas da Fortune 500.
Vijay Mahajan é catedrático da Cadeira de Administração John P. Harbin
Centennial eprofessordeMarketingnaMcCombsSchool ofBusinessdaUniversidade
do Texas, Austin.
Robert Gunther é fundador da Gunther Comunications, co-autor e colaborador
demais de dez livros.
MARKETINGDE
CONVERGÊNCIA–
Estratégiasparaconquistar
onovoconsumidor
PrenticeHall, SãoPaulo–2003
354p. –R$74,00
Yoram (Jerry)Wind/VijayMahajan/
Robert E.Gunther
Para comemorar o cinqüentenário de sua trajetória profissional, José Zaragoza
reuniu parte dos seusmais importantes trabalhos, criados nos últimos 50 anos, para
lançar seu novo livro, "
Zaragoza – Layoutman
". Com 336 páginas, e ao custo de R$
150,00 o exemplar, a obra tem seu prefácio escrito por Roberto Duailibi, Alex
Periscinoto, Luiz Toledo, Neil Ferreira e JoãoAugusto PalharesNeto.
O livro traz uma seleção criteriosadeanúncios e filmes: os trabalhos no inícioda
carreira, as peças censuradas pelo regimemilitar, o famoso "baixinho" criado para a
Kaiser, entre outros, fazem parte do acervo que compõe o livro.
OpublicitárionasceuemAlicante, naEspanha, e fezseusestudosnaEscolaBelas
Artes de Barcelona. Em 1952, veio para Brasil em repúdio ao regime imposto pelo
General Franco. Começou aqui como fotógrafo e deu seus primeiros passos na
publicidade comodiretor deartedaJ.Walter Thompson. Em1962, fundouoestúdio
"Metro3" juntocomFrancescPetit.Mais tarde, em1968,Duailibi uniu-seaelespara,
juntos, criarem aDPZ, agência que revolucionou a propaganda brasileira.
LAYOUTMAN
EditoraGráficosBurti, SãoPaulo, 2003
336p. –R$150,00
JoséZaragoza
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