Revista daESPM –Maio/Junho de 2003
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Apropaganda,agora,tambémtemasuaenciclopédiaeo(s)autor(es)dafaçanhafoi(foram)
a revista
AdvertisingAge
– através dos editores JohnMcDonough e Karen Egolf – com a
assistênciadoMuseumofBroadcastCommunications.
Segundoos
releases
,trata-sedaúnicaenciclopédiasobrepropagandaexistentenomundo
e foi criada com a intenção de ser global, multicultural e interdisciplinar. A obra cobre a
históriadapropagandaedomarketing,
issues
, tendênciasrecentes,pessoaseempresas.De
fato, estão referenciados todos os monstros sagrados da propaganda americana, como
Bernbach, Ogilvy eMaryWells – e as grandes agências e grupos, como aDDB, BBDO, J.
WalterThompson,McCann,WPP, PubliciseOmnicon.Mereceramverbetesquatroagências
brasileiras:Almap/BBDO,DM-9/DDB,DPZeW/Brasil.OartigosobreoBrasil foi escritopor
JamesP.Woodward, umdoutorandodaBrownUniversity, deProvidence, eéabrangentee
informativo, usandoas fontescorretas.
AopreçodeUS$385,00–em3volumes–,nãosetrataexatamentede leituradecabeceira,
mascertamenteseráuma aquisiçãoproveitosaparabibliotecas, faculdadesdecomunicação
e – por que não? – para agências, veículos e anunciantes. Mais informações em
THEADVERTISING
AGEENCYCLOPEDIA
OFADVERTISING
FitzroyDearborn–NewYork, 2002
3vols. 1873p. –US$385.00
Em1983, PedroGalvão, umprofissional de sucessodapropagandanoeixoRio-São
Paulo,decidiu "retornaràcasa". Largou tudoe fezocaminho inversodonavio Itacantado
porCaymmi: voltouparaBelémdoPará. Vinteanosdepois, Pedro celebraoaniversário
de sua agência através de um livro –
Nossos primeiros 20 anos/Nossos últimos 20
anos
. Na primeira parte, Galvão narra a história de sua agência, conta quem foram os
seus ícones profissionais (Bernbach, a DPZ, Helmut Krone, Levenson, Noble, Abbot,
McCabe,Washington, Nizan, Palhares eNeil Ferreira) emostra osmelhores trabalhos
da agência.
Na segunda parte, PG dá uma contribuição ao registro da história da propaganda
brasileira, pois convidou 40 autores a escrever alguma coisa a respeito dos 20 anos
entre1983e2003. Entreospublicitáriosestão ChristinaCarvalhoPinto, HansDamman,
JocaSouzaLeão,JoséMonserratFilho,JoséZaragoza,JulioRibeiro,J.RobertoWhitaker
Penteado, LulaVieira,Magy Imoberdorf,MauroMattos,NádiaRebouças,Neil Ferreira,
Rafael Sampaio, Roberto Duailibi, Sales Neto, Stalimir Vieira eWashington Olivetto.
Há, também, poemas e pequenas ficções.
Um problema: o livro só está à venda em Belém. Mas o
e-mail
da agência é:
NOSSOSPRIMEIROS20ANOS/
NOSSOSÚLTIMOS 20ANOS
EditoraEscrituras, SãoPaulo, 2003
222p. –R$69,00
Distribuiçãodirigida
PedroGalvão (autor, organizador)
AdministraçãoEstratégica
éuma introduçãoaoestudododesempenhosuperiorparaos
executivoseestudantesdeAdministraçãoquebuscamalcançar em suaorganizaçãoníveis
dedesempenhoatéagora jamaisatingidos. Aescolhado temadentrodos fundamentosda
administraçãoestratégicaparaabuscadodesempenhosuperior,alémdousoda ferramenta
gerencial
balanced scorecard
como facilitadora da construção de sistemas de gestão
estratégica, deveu-se, principalmente, à importância e à modernidade dessa fantástica
ferramentagerencial deaprendizagemsobreestratégiadaorganização.
A obra apresenta casos reais de empresas brasileiras, desdobrando os conceitos
fundamentaisnapráticae incitandoaaplicaçãodopensamentocriativo,requisitofundamental
para elaboração de estratégias com condições de ser implementadas para o sucesso da
organização.
Idalberto Chiavenato é um dos mais renomados autores nacionais na área de
Administração eRecursosHumanos. Sua extensa bibliografia abrangemais de 30 livros e
uma infinidade de artigos em revistas especializadas. Doutor (Ph.D) e mestre (MBA) em
AdministraçãodeEmpresaspelaCityUniversityof LosAngeles, Califórnia.
Edgard Pedreira de Cerqueira Neto é doutor em Química pelo Instituto Militar de
EngenhariaemestreemCiênciaspeloCentroBrasileirodePesquisasFísicas.
ADMINISTRAÇÃOESTRATÉGICA
EditoraSaraiva, SãoPaulo, 2003
286p. –R$46,00
IdalbertoChiavenato/
EdgardPedreiradeCerqueiraNeto
McDonough, JohneEgolf, Karen–editores
leitura recomendada