Revista daESPM –Maio/Junho de 2003
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Apresentandoa inovadoraTecnologiadoEspaçoAberto (TEA) ao leitorbrasileiro, o
livro detalha como organizar e facilitar reuniões para grupos heterogêneos de 5 amil
pessoas. O autor revela como a TEA permite que sejam tratados e solucionados
problemasaltamentecomplexosepotencialmenteconflitantesemumperíodode tempo
muito curto e com baixo custo. A obra demonstra que, entre os benefícios associados
àTEA,destacam-seaexperimentaçãoeobservaçãodeníveissuperioresdedesempenho
humano, além da extração da inteligência emocional coletiva do grupo.
Coffe break produtivo
é resultado do desenvolvimento da TEA enquanto proposta
diferenciadade relacionamentoentreaspessoasparaaaprendizagempermanente. O
autor inclui diversos exemplos, considerando todos os aspectos da atividade, desde o
conviteaosparticipantes, aagenda, asatividades, atéo tempodeduração, as técnicas,
osmateriais necessários e a logística.
HarrisonOwenédiretor daH. H. OwenandCompany. Escreveuoutros cinco livros
e trabalhouemdiversasorganizações, incluindopequenasaldeiasdaÁfricaOcidental,
organizaçõescomunitáriasurbanas (EstadosUnidoseÁfrica),oCorpodaPaz,programas
médicos regionais, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA e a Administração dos
VeteranosAmericanos.
COFFEEBREAKPRODUTIVO
EditoraNovoParadigma, SãoPaulo, 2003
168p. –R$32,00
HarrisonOwen
Tradução:AldaSzlak-Freier
Tratandodediversosassuntosatuaisepolêmicos, aobrasupera, pormeiodecasos
eexercícios, asexpectativasdeprofessores, alunoseprofissionais, alémdeampliar a
visãomeramentevoltadaàs técnicasdevendasegerenciamentodeequipesdosoutros
livros, situandodemaneira inéditaaadministraçãodevendasdentrodoplanejamento
estratégico e domarketing da empresa.
Comdidáticaeexperiência, CharlesM. Futrell relatadiversas situações vividasao
longodesuavidaprofissional.Entreosassuntos tratados,podemsercitados:aprofissão
de vendas, venda de relacionamento e gerenciamento da carreira de vendas.
CharlesM. Futrell é Ph.D, MBA e BBA emmarketing e professor da Texas A&M
University. É autor de vários artigos de grande repercussão em periódicos domundo
inteiro e de livros premiados e adotados em vários países.
Marcello Chiavone Pontes é Chefe do Departamento deMarketing da Fundação
ArmandoÁlvares Penteado.
VENDAS– Fundamentose
NovasPráticasdeGestão
CharlesM. Futrell
Tradução: LenkePeres/CecíliaBartalotti
Revisão técnica:MarcelloChiavonePontes
EditoraSaraiva, SãoPaulo, 2003
548p. –R$79,00
Bonaparte, SueliCristina–editora
A Câmara de Comércio Brasileira-Americana, sediada em Nova Iorque, publica
anualmente o seu Guia ou Relatório, que – normalmente – contém informações
pertinentesparaosexecutivoseempresáriosnorte-americanos interessadosemmanter
relações comerciais com o nosso país – e vice-versa.
Oquedestaca, esseano, apublicação–para resenhana
RevistadaESPM
–éque
a edição foi dedicada aomercado demídia e de propaganda em nosso país, contendo
algumas informações que, com freqüência, não são fáceis de acharmesmo nas fontes
de referência locais.
A registrarumdebatesobreMídianoBrasil, emmesa-redondavirtual, entreGeraldo
Leite, J. RobertoWhitaker PenteadoeRobertoDuailibi; Investimentos Estrangeiros na
MídiadoBrasil,pelo IBOPE;Mercado Interativo,porMarceloSantiago;MarketingDireto,
por EfraimKapulski; assim como outros artigos de interesse emuitas tabelas e dados
sobre mídia, propaganda e o mercado consumidor do Brasil – além das informações
habituaissobreasociedadeeaeconomiabrasileiras. OGuiacontémuma listacompleta
dos associados daCâmara deComércioBrasileira-Americana.
2003BUSINESSREVIEW/
DIRECTORY
Brazilian-American
ChamberofCommerce, Inc.
Nova Iorque, SãoPaulo, 2003–268p.
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