87
julho/agostode2013|
RevistadaESPM
preparar gestores para atuar com qualidade na gestão
de pessoas, recursos e processos, alinhados aos valores,
princípios e estratégia da Editora Abril. Outro foco dos
investimentos é o treinamento voltado para o desenvol-
vimento de competências específicas para as carreiras
demarketing e editorial, e os cursos de capacitação pro-
fissional, para suprir necessidades técnicas e comporta-
mentais, apontadas durante as avaliações de desempe-
nho. “No último ano, lançamos nosso ambiente virtual
de aprendizagem, comcursos do pacote Office —Word,
Excel e PowerPoint — emníveis básicos, intermediários
e avançados”, acrescenta o diretor de comunicação e
treinamento da Editora Abril. “Incentivar a educação
continuada proporciona a reciclagemdos conhecimen-
tos existentes, desenvolve novas habilidades no profis-
sional e estimula o alcance das metas propostas pela
empresa”, comenta Santos.
CéliaMarcondes Ferraz, diretora de educação execu-
tiva da ESPM, afirma que o grande atrativo dos cursos de
pós-graduação e in company oferecidos pela instituição
de ensino é seu o modelo pedagógico. “Como diz o slo-
gan da ESPM, aqui ensina quem faz.”
Segundo ela, a base desse posicionamento está anco-
radaemquatropilares:oconhecimentocontidonoslivros,
artigos e relatórios de pesquisa; a crítica dos conceitos
apresentados por meio da análise da aplicação da teoria
no mundo prático dos negócios; a vivência da teoria em
exercícios de aplicação prática; e a ação, que oferece aos
alunos a oportunidade de realizar mudanças no seu dia
a dia de trabalho, a partir dos conceitos aprendidos em
aula. “É o aprendizado servindo ao progresso pessoal e à
excelênciadas organizações”, asseguraCélia, lembrando
que, nesse ambiente acadêmico, o papel do professor é o
de facilitador e jamais o de um conhecedor privilegiado
da teoria. “Aconsciência de que oprofessor nãodomina a
informaçãoedequeoconhecimentodeve ser construído
comos alunos oferece a oportunidade de uma aula dinâ-
mica e com intensa participação de todos.”
Em uma década de aplicação desse modelo nos cur-
sos de pós-graduação e in company, a ESPM coleciona
inúmeras parcerias bem-sucedidas com o mercado.
“Manter vivo essemodelo de ensino exige dedicação de
todos os envolvidos: diretores pedagógicos, coordena-
dores, professores e alunos. Isso é o que chamamos de
educação continuada!”, finaliza a diretora de educação
executiva da ESPM.
É o aprendizado servindo ao
progresso pessoal e à excelência
das organizações. Isso é o que
chamamos de educação continuada
shutterstock