Revista ESPM - março/abril 2002 - page 39

Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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grafia dos produtos da linha infantil toda
reunida, passando a idéia de conjunto e
o
slogan
do anúncio: “Natural do Brasil
(todas as cores tropicais reunidas). Aí o
logotipo do Boticário mais abaixo e o
site
do Boticário, nítida proposta de di-
álogo com o consumidor.
A sexta página é simples. O
enunciatário entra na página pela esquer-
da no alto, pela figurativização do Boti
amarelo. Do seu focinho saí o balão do
texto verbal que diz:
Nada como/ um boto brincalhão/
para ensinar/a uma criança/que meio
ambiente/ é coisa séria. Então, o
Boti é o elemento aglutinante para
que todos tenham um planeta livre da
poluição. Daí ele ser o personagem
construído para ser o herói das cri-
anças. Através de um programa de
uso, as crianças poderão saber como
defender o meio ambiente, os ani-
mais em extinção e reconstruir o pla-
neta como ele era antes. O livro cria
esse efeito de sentido através da ma-
nipulação da mão da criança através
das páginas.
Embalagens
bem
pensadas
A campanha lança um
kit
do metafórico, o círculo
depreende o significado de
roda, mudar ou transformar,
possibilidades essas que são si-
nônimos da infância: fase de e x p e r i -
mentar, conhecer e transformar. Paralela-
mente a isso, o livro
Boti e seus amigos da
Amazônia
com texto de Sandra Heck e
imagens da LumenDesign é um livro-brin-
quedo que traz informações sobre animais
em extinção e de como preservar o meio
ambiente. É uma proposta interativa, na
qual a criança participa da história puxan-
do lingüetas, abrindo engradados com ani-
mais caçados e coisas do gênero. O livro,
portanto, “põe em ato” a proposta verbo-
visual da campanha.
Gente que pensa
que é uma caixa que apresen-
ta produtos de higiene e beleza e
um livro infantil ecológico. Os
produtos em si apresentam emba-
lagens lúdicas, propondo brinca-
deiras.As tampas de rosca das co-
lônias apresentam em relevo o
mapa dos continentes presentes no
globo terrestre. O sabonete é re-
dondo como o mundo e chapado
como os golfinhos, mas com um
golfinho em relevo. As colônias
também apresentam um golfinho
dentro em relevo, tridimensional.
Dessa maneira, a campanha con-
cretiza para a criança que se ela
usar os produtos e preservar a natureza,
ela sempre conhecerá os golfinhos
tridimensionais, os de verdade e não os
chapados, dimensionais dos livros. As
volutas dos golfinhos lembram as camba-
lhotas infantis, são movimentos retoma-
dos em situação de completude, na har-
monia do círculo, que podem ser sentidas
concretamente pelos produtos. No senti-
de forma
inteligente a
infância
Crianças são seres que começaram a
viver há pouco tempo. Omundo para elas
é cheio de descobertas diárias, o que faz
delas seres abertos às novidades, mais
afetivos e de personalidade flexível. Elas
mantêm uma forte relação com o líquido
aminiótico que as envolvia na gestação.
Daí a sua forte relação com a água do mar
e do banho (água doce). O banho para a
criança é lúdico porque é ruptura com o
“Portanto, acaba
a água do mar,
acaba o prazer de
brincar e de estar
emconsonância
coma natureza.”
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