Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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PrincipaisResultados
Vamos apresentar os resultados para cada uma das 4 marcas auditadas, individual-
mente.
A. Coca-Cola
A identificação cromática da marca Coca-Cola pelos consumidores baseia-se na
precedência de uma cor (vermelho) e duas cores complementares que têm um peso
importante também (preto e branco).
Como aconterá nos demais casos, a proximidade entre os três países estudados é
bastante grande (vide tabela # 1).
As formas geométricas que identificam a percepção de Coca-Cola refletem mui-
to provavelmente dois dos elementos mais vitais da representação da marca: sua
garrafa e sua logomarca. Em conseqüência, as formas escolhidas pelos consumido-
res são arredondadas e rítmicas, principalmente: círculo fechado; caracol; minhoca;
círculo aberto à direita e elipse (vide tabela # 2).
COCA-COLA
(CORE
S)
Vermelho
Preto
Branco
Azul Escuro
Cinza
Amarelo
Azul Claro
Marrom
Laranja
Bordô
Verde
Creme
Verde Cítrico
Rosa
Lilás
BRASIL
%
88
48
31
3
5
5
2
6
2
2
2
1
1
1
1
MÉXICO
%
85
61
40
11
15
9
7
4
4
5
5
5
1
2
1
VENEZUELA
%
87
37
35
14
6
10
7
2
5
3
3
2
2
1
1
Tabela # 1