Revista da ESPM – Março/Abril de 2002
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A construção desses diferentes efei-
tos de sentido se dá pela articulação das
“A policromia do
copo e do iogurte
contrastacom
amonocromia
dominante do
anúncio.”
unidades dos planos de expressão e de
conteúdo. Com isso, as figuras dos cor-
pos femininos (plano do conteúdo), re-
cebendo tratamentos plásticos diferentes
(plano da expressão), veiculam cada qual
um valor que lhe é próprio, propondo
novos prazeres e novas buscas. EmDove,
a mulher-chocolate seduz para um con-
sumo orientado pela estesia, no qual o
prazer de gozar é convocado pelo trata-
mento visual conferido ao corpo que se
oferece à prova, à degustação. Em
Molico, a estetização do corpo cria a
mulher-obra, produto de um esforço
empreendido em busca do prazer de agra-
dar. Para cada qual, um destinatário, que
responderá à manipulação estésica ou
estética dos corpos e prazeres que po-
voam o universo da publicidade.
Notas
1
G
REIMAS
, A. J.
De la imperfección
. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.
2
O
LIVEIRA
, A. C.
“A estesia como condição do estético.” In
O
LIVEIRA
, A. C. de & L
ANDOWSKI
, E. (eds).
Do inteligível ao
sensível.
São Paulo: EDUC, 1995.
3
Idem
.
4
G
REIMAS
, A. J.
op. cit
., p. 74, traduzido por O
LIVEIRA
, A. C,
op. cit.
, p. 233.
5
L
ANDOWSKI
, E
. “Masculino, feminino, social”
.
In Nexus
n. 3, São Paulo, 1998, p. 40.
6
L
ANDOWSKI
, E.
“Gosto se discute.” In
L
ANDOWSKI
, E. & F
IORIN
, J. L. (eds).
O gosto da gente, o gosto das coisas.
São
Paulo: EDUC, 1997.
Bibliografia
GREIMAS, Algirdas-Julien
. De la imperfección.
México: Fondo de Cultura Económica, 1990.
LANDOWSKI, Eric.
Masculino, feminino, social.
In N
EXUS
n. 3, São Paulo, 1998.
________. Gosto se discute
. In L
ANDOWSKI
, Eric & F
IORIN
, José Luiz (eds.). O gosto da gente, o gosto das coisas. São
Paulo: EDUC, 1997.
OLIVEIRA, Ana Claudia de
. A estesia como condição do estético
. In O
LIVEIRA
, Ana Claudia de & L
ANDOWSKI
, Eric
(eds.). Do inteligível ao sensível. São Paulo: EDUC, 1995.
• Angela Detanico – mestre em Língua Portuguesa
pela PUC-SP, sócia da Fêmur Design Gráfico