Sustentabilidade_Janeiro_2010 - page 69

Cláudio
Andrade
passaram a comprar diretamente nos
supermercadosondeencontramoutros
tiposdeembalagem,oqueaumentouo
consumodeprodutoscomembalagens
cartonadas
2
epet
3
.SegundoaTetraPak,
conseguirão ainda este ano reduzir o
impactoambiental de seuprodutoem
10%dediminuiçãodaemissãodeCO
2
.
25% das embalagens cartonadas são
recicladasanualmente.
Anovalógicadomercadosugereproces­
sosadministrativoscomvisãoalinhadaàs
demandassocioambientaisqueconcor­
remcomaeconomianoespaçopúblico.
Portanto,odesafioéoencadeamentodos
fatosem tornodissoeogerenciamento
dosriscosdeconformidadeparaprevenir,
detectar e responder commedidas efi­
cientesdeinteressepúblico.Asempresas
e seus comitês terão de pensar nesses
termoseadotarprogramasdeaçãoque
articulemouniverso social eambiental
conjuntamente como econômico, po­
rémnumacondiçãoondea tecnologia
esteja a serviçodo conhecimento e da
capacidadedegerarvalorcoletivo.
Nesse aspecto, a academia pode
desempenhar papel fundamental
na ação cooperativa de capacitação
profissional e desenvolvimento de
tecnologias demercado.AComissão
Nacional de Avaliação da Educação
Superior (CONAES), em suas dire­
trizes para avaliação das Instituições
de Educação Superior ultrapassa a
simples preocupação com desem­
penhos ou rendimentos estudantis,
buscandoossignificadosmaisamplos
da formação profissional: formação
da cidadania, aprofundamento dos
valores democráticos; supera meras
verificações e mensurações, desta­
cando os significados das atividades
institucionaisnãoapenasdopontode
vistaacadêmico,mas tambémquanto
aos impactos sociais, econômicos,
culturais e políticos, aprofundando a
ideiadaresponsabilidadesocial.Com
essenorteamentodoMECoconceito
deextensãonas instituições formaisde
ensinodeixadeserumasimples ideia
deprestaçãodeserviçosparase tornar
umaatividadepermanentementearti­
culadacoma sociedade.
Por essa via se insere a educação no
meio empresarial como mecanismo
debuscacontínuada sustentabilidade,
oferecendo a consistência necessária
paraa formaçãode fórunscooperativos
decidadaniaempresarial.
}
AEducaçãoéacapacidadedeperceber
as conexõesocultas entreos fenômenos.
~
5
Acitaçãonosremeteàperguntadesem­
pre:comoconstruirasustentabilidade?
AtualmenteéconferidaàEducação,re­
levantefunçãoparasolucionarostemas
de maior gargalo no país: segurança,
saúde, transporte,habitação,consumo,
políticaetc.UmEstadoondeaeduca­
çãoéalvodeinvestimento,asociedade
tendeafuncionarmelhor,especialmente
noâmbitodaética, da justiçaeda so­
beraniadopovo. Istonosdáumaoutra
dimensãosobreaeducação,quenãoé
somenteaquelabásica,mas,sobretudo
decidadania.Portanto, aEducaçãoéa
chaveparaasmudançasquedesejamos
e um caminho para redução da frag­
mentaçãodarealidade,claro,sehouver
canais de expressão que estimulem a
participaçãopública.
Umdosprincipaisdesafiosdodesen-
volvimentosustentáveléaexigênciade
escolhas inovadorasenovas formasde
pensar. Se, por um lado, o desenvolvi-
mentodoconhecimentoedatecnologia
contribui paraocrescimentoeconômi-
co,poroutro, tambémpodecontribuir
para solucionar os riscos e danos que
essecrescimento traz
.”
6
Nesse ponto, poderíamos estabe­
lecer inúmeras possibilidades para
prosseguir. Caminhos cercados de
obviedades,cheiosdegurus,gêniosde
gabinetese futurologistasouacomple­
xidadedosdiscursosacadêmicossobre
linearidadeenão-linearidadedo saber,
do aprender e da articulação entre
eles. Perderíamos assim a chance do
aprofundamentodaEducaçãonocon­
textoda sustentabilidade.As empresas
ampliaramos seus interessespelaedu­
cação,aumentandoo investimentoem
gestãodepessoas,criandonovosmode­
loscomoasuniversidadescorporativas
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EducaçãoeSustentabilidade
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