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J U L H O
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A G O S T O
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2 0 0 3 – R E V I S T A D A E S P M
dia, não são sóasescolasque traba-
lhamcomconhecimento;nasempre-
sas,háumagrandeproduçãodeco-
nhecimento também. Então, essa
interação é importante. O que aca-
ba acontecendo, por vezes, comos
alunos,équequerem receberpratos
prontos, receitase,aí,aproduçãode
conhecimento pára. Também por
parte dos professores, acho que há
necessidade de mais pesquisas,
contatos entreescolas eempresas.
JRWP
–
Você está falando de con-
teúdo, teoria...
FÁTIMA
–
Apartir domomentoem
que as pessoas aprendem a pensar,
elas estão produzindo conhecimen-
to,apropriando-sedoconhecimento.
GRACIOSO
–
Ou, pelomenos, Fá-
tima,conceituandooconhecimento
produzido nas empresas. Como
você, não acredito que o conheci-
mento sejacriado sónaacademia.
NELSON
–
Conhecimento, para
mim, écomoumcartãodecrédito.
Todos têm. O banco nos dá o car-
tão, a gente usa e se chega no fim
do mês e não se paga a conta –
podeatédar uma “enrolada”mais
um mês, mas depois, perde o
cartão. E o conhecimento é
exatamente isso. Precisa ser
recarregado. Por isso, que há um
“buraco”–paranão ficarmosusan-
dopalavrasdosgringos–gentevai
para a escola, faz o curso de for-
mação, oMBA, vai paraoutros lu-
gares, para aprender mais alguma
coisa.Mas,essageraçãoé,maisou
menos, perdida. E a vida é cíclica.
Seanalisarmosoqueacontececom
um jovem de vinte e poucos anos
que se forma aqui, e comigo, que
já decidi qual é a próxima carreira
quevou ter,sãodesejoseaspirações
totalmente diferentes. E – na ponte
queexisteentreesse jovemquevaime
sucedereeuqueestousaindodomer-
cado–aescolanãoestáaproveitando
essenicho.Ocaraque tementre30e
40anoséumoutroindivíduo,quequer
outrascoisas.
JRWP
–
Nãovamos esquecer osque
têmentre50e65.
MARIATERESA
–
Agora não se fala
maisemmúltiplosempregoscomose
falavaantigamente,masemcarreiras.
Quantascarreirasvocêvai terao lon-
go dasuavida,porqueavidaútilestá
aumentando. O Nelson já está
pensandona segunda, depois elevai
pensar na terceira.
JRWP
–
Ou simultâneas. Eume lem-
broquequemdavaaulaànoiteeram
unscarasesquisitos,queduranteodia
eramexecutivose, ànoite, erampro-
fessores. E, hoje, isso é até uma van-
tagemcurricular.
yw
EMPREGO& EMPREGABILIDADE