8
R E V I S TA D A E S PM –
S E T E M B R O
/
O U T U B R O
D E
2 0 0 3
Entre
vista
ãofaztantotempoassim,omarketingeravistocomo
uma ideologia importada, que vinha atrapalhar as
atividades tradicionaisdevendaedepropaganda.
Muitos novos profissionais demarketing foram, aos
poucos,preenchendoosespaçosdoplanejamentoe
dasaçõesestratégicas–nasempresas–atalpontoque
apropagandatornou-seumsubitemdasatividadesde
comunicaçãoepromoção–easvendas...sumiram!
Bom, talveznão tenhasidoassim tão radical.Masaverdadeéque,dentro
dacrisemultifacetada–quepareceacompanheira inseparáveldosexecu-
tivoseempresáriosbrasileiros–, jáháquemsuspiredenostalgiadossuper-
vendedoresedasgrandesequipesdevendadeantigamente.
Claro,aspessoascontinuamtentandovender.Minhascaixasde
e-mail
con-
tinuam repletasdepropostaspatéticasparaacompradeprodutosqueau-
mentamodesempenhosexualede investimentosnasBermudas.O telefo-
ne toca, emhoras impossíveis,oferecendoassinaturasde jornaise revistas
deinteresselimitado,cartõesdecréditoquejásetêmeaaberturadecontas
embancosquemal seconhecem.
Nãoestaránahorade relerosantigos livrossobre técnicasdevendasede
refletirque fazerbommarketingaindasignifica,emprimeiro lugar:vender?
Paradebateresseassuntoesuas implicações,aRevistaconvidouOrivaldo
Galasso–um “monstro sagrado”daEradeOurodasVendas, noBrasil –
responsáveldurantemaisde trêsdécadaspelosetoremumadasmaiorese
maisbem-sucedidasmultinacionaisdoBrasil,aUnilever.Galasso,quehoje
contribui parao sucessodeumaempresabrasileirado ramoalimentar, a
Marilan, e é um convicto apaixonado pelas atividades de treinamento –
dentro e fora da escola –, não se fez de rogado e nos proporciona boa
matéria-primapara importantes reflexõesatuaise futuras.
JRWP
Fotos: Júnior deOliveira
N
ENTREVISTACOM
ORIVALDOO.
FAZERBOMMARKETINGAINDA É – EM PRIMEIRO LUGAR –VENDER.
yw