Revista ESPM - jul-ago - Revolução Silenciosa - educação executiva como vantagem estratégica das empresas - page 103

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julho/agostode2013|
RevistadaESPM
Aliderançafrenteauma
educaçãoquenuncatermina
Conceito de educação continuada é trabalhado por universidades,
empresas e profissionais, como lição de vida para a prática da liderança.
Foco, responsabilidade, escolhas e ferramentas fazemparte das reflexões
propostas para o desenvolvimento efetivo da postura de eterno aprendiz
Por FátimaMotta
T
emposdemudança,instabilidadeemuitanovi-
dade,comgeraçõesdiferentesconvivendoem
ummesmoespaçoelíderesquetentam,expe-
rimentam, duvidam, acreditam, lideram e
são liderados. Vivemos na era do simples e do complexo,
das transformações, da não linearidade, do sistêmico, do
gestacional, do antigo e do novo, da impermanência, da
fragmentação e da liquidez de Zygmunt Bauman, o autor
de
Modernidade líquida
(Editora Zahar, 2001).
Como acompanhar tudo isso? Como “dar conta” das
aceleradas do conhecimento? Como estar preparado
para vibrar junto, correr ao lado, ir além? Como trazer o
novo para o dia a dia, como um ciclo que se mistura ao
anterior ou ondas domar que trazema nova rebentação
a partir de águas passadas?
Desafios, medos, impulsos, força, segurança, conhe-
cimento e reconhecimento se misturam em um grande
espaço, ondeflutuamos, ancoramos, vivemos... Éoespaço
da vida. Durante esses jovens e tumultuados 2013 anos,
fragmentamos a educação e nos acostumamos com os
estudosrealizadosemumperíodonormalmenteassociado
à falta de conhecimento ou à imaturidade da juventude.
Comoconsequência, cadavezmaisaeducaçãopassoua
ser paralela à própria vida e delimitada a umdeterminado
campodeconhecimento,comadatadetérminodefinidapor
formaçõesacadêmicas.Omesmoaconteceu,erroneamente,
comaformaçãodelíderes,ouseja,ofatodeparticiparemde
umoudoisprogramasdeliderançaedeexerceremafunção,
emumdeterminadoperíodo, conferiu-lhes, durantemuito
tempo, a falsa ideia de que estavampreparados para essa
funçãosagrada.Entendemos,assim,essesacroofício,uma
vezqueser líder éser responsável diretamentepelodesen-
volvimento da humanidade. São os líderes que conduzem
pessoas e equipesparaoutronível dedesenvolvimento.
É bem verdade que essa condução pode trilhar cami-
nhos nem sempre benéficos, no caso de líderes nocivos,
semvaloresouvoltadosapenasparaseupróprio interesse.
Essesprofissionais limitam, tiranizame reduzemocami-
nhoda equipe. O líder que de fato entende seupapel eleva
seuscolaboradoresaoutropatamaraoexpandir, potencia-
lizar e ampliar o caminhoda equipe.Mas, para isso, háde
se construir umcaminho, longo eprofundo, compostode
vários trabalhos, experiências e aprendizados reunidos,
e não apenas fragmentos de cursos esporádicos. A vida,
as universidades, os cursos, os programas, as vivências
e a natureza respondem por essa construção. E é assim
que se entende o conceito de educação continuada, uma
ferramenta demuita potência para o líder utilizar para si
mesmo e para a sua equipe.
O que é, então, educação continuada?
A educação continuada entende que o aprendizado acon-
tece sempre, a qualquer momento, independentemente
de tempo, espaço, idade, sexo, valores oucrenças. Nunca é
cedoou tardedemaisparaaprender. Éalgoatitudinal, pois
dependedaaberturaàsnovas ideias, decisões, habilidades
ou comportamentos. Outro aspecto interessante é que a
educação continuada não se prende a contextos fechados
deescolaseuniversidades.Éapossibilidadedeaprenderem
todas as oportunidades, emnumerosos contextos, como
no trabalho, emcasa, ematividadesde lazer, entreoutros.
Apartir desse entendimento, alguns questionamentos
podem compor essa reflexão: cabe às empresas a respon-
sabilidadepelaeducaçãocontinuadapormeiodasuniver-
sidades corporativas?; comoobter real aproveitamentoda
educação continuada?; quais são as principais ferramen-
tasparaaeducaçãocontinuada?; qual éopapel do líder na
educação continuada?.
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